PRB já superou cotas para as mulheres, diz Pereira durante fórum, em Sorocaba (SP)

Líder republicano determinou que o espaço destinado para as mulheres seria de 50%.

Publicado em 19/9/2015 - 00:00

marcos-pereira-prb-forum-prb-mulher-sp-foto-alison-leite-19-05-15-01
Mais de 800 mulheres lotaram a Câmara de Sorocaba: o PRB avança.

 

Sorocaba (SP) – Ao participar nesta noite (18) do II Fórum Nacional do PRB Mulher, em Sorocaba (SP), o advogado e líder do partido, Marcos Pereira, afirmou que as cotas femininas nas eleições e na distribuição do fundo partidário estabelecidas por lei já foram superadas pela sigla desde 2011, quando assumiu a presidência nacional. Na ocasião, ele determinou que o espaço destinado para as mulheres seria de 50%, e que se investisse a totalidade dos 7,5% dos recursos na busca pelo empoderamento feminino.

thabata-yamauchi-prb-forum-prb-mulher-sp-foto-alison-leite-19-05-15-02
Thabata, representando a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada Rosangela.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e reuniu mais de 800 republicanas de todo o estado e várias partes do Brasil. Ausente devido missão internacional em Marrocos, na África, a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada Rosangela Gomes, foi representada pela líder estadual da militância, a empresária Thabata Yamauchi. As vereadoras Tânia Bastos (Rio de Janeiro), Karina Caroline (São José do Rio Preto) e Nair Langue (Itu) também compuseram a mesa.

“Nossos deputados participaram das discussões sobre reforma política e, especialmente no que tange as questões de cota, o PRB já colocou tudo em prática desde 2011”, comemorou Pereira. Ele explicou o funcionamento da distribuição dos recursos do fundo partidário, o qual tem 5% do seu total destinado à militância feminina, mas sofre acréscimo no ano seguinte (7,5%) caso o valor não seja devidamente empregado. Em 2010, o PRB Mulher não havia investido o valor.

marcos-pereira-prb-forum-prb-mulher-sp-foto-alison-leite-19-05-15-03
Ana Karin exibe certificado ladeada por Pereira e Thabata.

O presidente nacional revelou que dos 116 pré-candidatos a prefeito do partido confirmados em São Paulo, 26 são mulheres. Pereira destacou também a recente filiação da vereadora mais votada de Macapá, Aline Gurgel, e que assume o comando do partido no Amapá. O PRB já tinha a deputada federal Tia Eron como presidente na Bahia. “Isso é só o começo. Tão logo tenhamos mulheres prontas para fazer esse trabalho árduo, elas serão convidadas”, considerou. E é esse preparo o grande desafio a superar.

Ao apresentar estudos referentes à participação feminina no mercado de trabalho, nos rendimentos salariais e investimentos dos partidos nas campanhas, Thabata apontou grande desproporção em relação aos homens. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário das mulheres é 67,6% menor que o dos homens. A dupla jornada (profissional e do lar) e falta de apoio da família também aparecem como barreiras para o desenvolvimento político delas.

marcos-pereira-prb-forum-prb-mulher-sp-foto-alison-leite-19-05-15-04
Pereira discursa observado por Godoy, pré-candidato a prefeito de Sorocaba pelo PRB.

“Entre os 15 maiores doadores para campanhas eleitorais de deputados federais, do valor total destinado, apenas 10% foram para as mulheres. Há uma desigualdade muito grande”, disse a coordenadora. Thabata revelou ainda que a presença feminina no parlamento brasileiro é menor que a metade da média mundial – cerca de 9% contra 19,4%. “O Brasil só aparece na 116ª posição entre os 190 países”. Apenas 13 mulheres (16%) foram eleitas senadoras e 51 deputadas federais (9,9%) em 2014.

Ex-prefeita se filia ao PRB

A ex-prefeita de Cruzeiro (SP), Ana Karin, teve sua ficha de filiação abonada nesta noite pelo presidente Marcos Pereira. Convidada desde 2012 pelo deputado estadual Gilmaci Santos, presente ao evento, Ana disse que resistiu no início, mas ficou impressionada com o respeito que a mulher tem no PRB. “Percebo que somos valorizadas não apenas por palavras, mas com atitudes. É a primeira vez que vejo isso”. Isabel Cristina Almeida, pré-candidata a vereadora de Sorocaba, também se filiou ao partido.

A escolha de Sorocaba

marcos-pereira-prb-forum-prb-mulher-sp-foto-alison-leite-19-05-15-05
Republicanos fazem o “10” para as fotos: o partido que mais cresce no Brasil.

Indicar Sorocaba para sediar o II Fórum do PRB Mulher não foi por acaso. Desde que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, em março deste ano, Marcos Pereira disse que a partir daquele momento estaria mais presente na vida da cidade. De lá pra cá ele esteve em Sorocaba por cinco vezes, a última delas para recepcionar e lançar o vereador Hélio Godoy como pré-candidato a prefeito pelo PRB no ano que vem. “Aprendi a gostar e a respeitar o Hélio”, disse. Para ele, Sorocaba é uma das maiores apostas.

Lideranças prestigiam evento

Além de autoridades regionais e locais do PRB e de outros partidos, também participaram do evento o deputado federal Vinícius Carvalho (PRB-SP); o deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP); a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Esporte, Lívia Galdino, e o vereador e presidente do PRB de Sorocaba, Irineu Toledo.

Texto: Diego Polachini / Ascom – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite

Confira a Galeria de Fotos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend