Vice-governador Carlos Brandão prestigia abertura da Agrobalsas 2019

Vice-governador Carlos Brandão prestigia abertura da Agrobalsas 2019

Republicano se reuniu com produtores para ouvir as demandas do setor, visitou exposições das secretarias de estado participantes, estandes e espaços de negócios da feira

Balsas (MA) – Oportunidades de negócios, intercâmbio de experiências e geração de trabalho e renda na maior feira agrícola do Maranhão. A Agrobalsas 2019 abriu a programação na noite de segunda-feira (20), na Fazenda Sol Nascente, com exposições, palestras, mostras de tecnologia e empreendedorismo no agronegócio. Nesta 17ª edição, o evento foca na Valorização Territorial Matopi, integrando ações do Maranhão, Piauí e Tocantins. A feira prossegue com uma vasta agenda até dia 24 de maio.

O vice-governador Carlos Brandão (PRB) prestigiou a abertura do evento e pontuou a importância para o desenvolvimento da região e economia do estado. “Estamos acompanhando esse grande evento para valorizar uma iniciativa que gera empregos, renda e favorece os negócios. É o momento para exposição do que o setor agrícola do Maranhão tem de melhor, com seus equipamentos modernos e tecnologia. O papel do governo, como é feito anualmente, é apoiar com recursos para que os negócios se desenvolvam e por isso, somos parceiros”, pontuou o republicano.

Brandão se reuniu com produtores para ouvir as demandas do setor, visitou exposições das secretarias de estado participantes, estandes e espaços de negócios da feira. No evento, o vice-governador foi homenageado pela organização da feira agrícola. A programação vai debater temas sobre os desafios e oportunidades para a agroindústria local, sustentabilidade da produção, novos mercados, produtos da indústria e comércio, mulheres no agronegócio, estratégias e perspectivas do setor, certificação dos negócios, desenvolvimento regional e valor da produção do pequeno ao grande produtor, entre outros.

O prefeito de Balsas, Eric Augusto Costa e Silva, destacou a presença do governo do estado como um significativo contribuinte para o êxito e expansão da feira agrícola. “Faz toda a diferença esse apoio, sem o qual o evento não seria o que é. É uma feira na qual a iniciativa privada, por meio dos empresários do agronegócio e essa parceria do Estado com a prefeitura é que fazem as coisas acontecerem, os negócios expandirem e a economia movimentar”, disse.

A Agrobalsas é um claro exemplo da união entre a prefeitura, produtores e empresários com o Governo do Estado, avaliou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo. “Este ano, o Governo investiu em corporações maranhenses com grande potencial que expõem na feira. É um evento de grande magnitude e que repetirá seu sucesso, apostando nas empresas e iniciativas do Maranhão”, enfatizou.

O empresariado que participa do evento aposta no espaço da feira como mobilizador e movimentador do mercado agrícola, tendo como consequência a expansão dos negócios e mais oportunidades de renda e empregos. Para o diretor comercial da Eneva, que atua no ramo de energia solar, Cláudio Martins, a feira oportuniza apresentar soluções para que as empresas e os empreendimentos possam reduzir seus gastos com energia elétrica e de forma sustentável.

“Passamos a conhecer o mercado de Balsas e constatamos que é muito importante pela rica região e forte apelo no setor agrícola, mercado esse que representa 40% dos negócios na energia solar. Com o Governo do Estado apoiando esta iniciativa ao possibilitar o investimento e a estrutura, só temos a desenvolver ainda mais esse mercado aqui no Maranhão”, disse o diretor comercial da Eneva.

O proprietário da Nippon, empresa da área de alimentação e bebidas, Takamori Fróes, reforça a importância de fazer parte da agenda da Agrobalsas. “Estar nessa feira é aproveitar as oportunidades de conhecer e expandir no mercado e temos acesso fácil a esta região, a qual podemos atender, fortalecendo a relação com nossas áreas. A proposta é expandir aqui para chegar a outras regiões”, avaliou. Em 2017, a Agrobalsas movimentou um montante de R$ 700 milhões.

A Agrobalsas é organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) com apoio do Governo do Estado. Conta com participação em estandes de negócios e exposições de secretarias de Estado, entre estas, a de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

Texto e foto: Agência de Notícias – Governo do Maranhão

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.