Setre dá início à 11ª edição da Feira de Economia Solidária em Teresina (PI)

“Nossa feira é realizada para enaltecer a economia solidária que é algo de extrema importância em nosso estado”, explica o secretário Gessivaldo Isaías (PRB)

Publicado em 9/11/2016 - 00:00

Setre dá início à 11ª edição da Feira de Economia Solidária em Teresina (PI)
O principal objetivo da feira é fomentar a economia solidária, aumentar a renda e dar visibilidade aos pequenos produtores

Teresina (PI) – A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) iniciou nesta quarta-feira (9), a 11ª edição da Feira da Economia Solidária deste ano. A ação acontece mensalmente e desta vez conta com a exposição de 23 empreendimentos diversos no pátio do centro administrativo.

gessivaldo-isaias-prb-foto-ascom-09-11-16O principal objetivo da feira é fomentar a economia solidária, aumentar a renda e dar visibilidade aos pequenos produtores. O evento conta com diversos tipos de empreendimentos e é realizado para o público geral. “Nossa feira é realizada para enaltecer a economia solidária que é algo de extrema importância em nosso estado e nossos resultados tem sido bastante positivos. Estaremos sempre nos esforçando para dar o suporte necessário aos nossos pequenos empreendedores para que eles possam estar expondo e comercializando seus produtos através da economia solidária”, explica Gessivaldo Isaías (PRB), secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

As iniciativas de economia solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

Aline Neves é estudante de moda e explica porque ficou encantada durante a visita à feira. “A arte que nós produzimos aqui é muito bonita e deve sim ser valorizada, além disso, acho importante impulsionarmos nossa própria economia e fortalecer os pequenos negócios que surgem por aqui, principalmente quando envolve arte”, ressaltou a estudante.

Dentro da feira podem ser encontrados produtos orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira e em cerâmica. Desde vestuários e confecções a comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti. Até o mês de outubro a feirinha já movimentou mais de 400 mil reais e a expectativa é que esse número seja elevado nas próximas edições do evento.

A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. É nessa perspectiva que a Setre trabalha para a realização das feiras e concretização dos objetivos esperados pelo projeto.

Texto e foto: Ascom – Setre/PI

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend