Secretário Arnaldo Gontijo renova termo de cessão de uso do Point Barreiro em BH

Prefeitura de Belo Horizonte poderá utilizar o espaço pelos próximos cinco anos para desenvolver atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer

Publicado em 4/10/2017 - 00:00

Secretário Arnaldo Gontijo renova termo de cessão de uso do Point Barreiro em BH
O secretário Arnaldo Gontijo entregou à secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, o termo que garante mais cinco anos de uso do Point Barreiro pela Prefeitura de BH

Belo Horizonte (MG) – A Secretaria de Estado de Esportes oficializou, nesta terça-feira (3), a renovação do termo de cessão de uso do Point Barreiro pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na solenidade de descerramento da placa que marca o início do novo período de cinco anos de atividades no local, estiveram presentes o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo (PRB), os secretários Municipais de Educação, Ângela Dalben, e de Esportes e Lazer, Bebeto de Freitas, além do diretor da Escola Municipal Polo de Educação Integrada – Poeint Barreiro, Luiz Henrique Borges Oliveira, e representantes da comunidade, alunos e profissionais da entidade.

Na oportunidade, o secretário Arnaldo Gontijo destacou a parceria estabelecida entre o governo estadual e a Prefeitura de Belo Horizonte em prol da população do Barreiro. “Ao transformar a antiga Febem em um espaço de acolhida, em um ambiente para educação e para a prática esportiva, propomos a transformação social. É muito bom ver que a iniciativa deu certo e agora intensificamos a nossa parceria. Este já não é mais um local marcado por um sistema de correção e sim pela inclusão e oportunidade”, disse o republicano.

“Com esta renovação reforçamos para a população que o uso desse complexo é um direito garantido. Queremos que os jovens sejam protagonistas das suas próprias histórias e nada melhor do que a educação e o esporte para trilhar esse caminho. Ao se qualificarem e terem no esporte um instrumento de socialização e qualidade de vida, investimos em cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, concluiu Arnaldo Gontijo.

Para a secretária Ângela Dalben, mais do que a continuidade do trabalho, a renovação da cessão do imóvel pelo Governo de Minas Gerais de forma gratuita à prefeitura oportuniza o surgimento de novas atividades no Point. “Esta placa descerrada marca um novo momento: mais cinco anos de cessão, cinco anos que com certeza vão fazer a diferença especialmente porque o grupo do Point está trabalhando em um novo projeto de revigoração do que já vem sendo feito”, ressaltou.

 

Pelo termo celebrado, a prefeitura terá direito a utilizar o espaço pelos próximos cinco anos renováveis pelo mesmo período. Um primeiro termo, firmado em 2012, encerrou-se neste ano. O imóvel de 45 mil m² será utilizado para funcionamento da Escola Municipal Poeint Barreiro, com o objetivo de implementar atividades de educação e formação profissional e outras ações para a população da região.

O espaço possui quadras esportivas, campo de futebol, vestiários, academia, auditório, biblioteca, salas destinadas a oficinas e laboratório de informática, estúdio de rádio, cantinas, salas de reuniões e ampla área externa e recebe estudantes do Programa Escola Integrada de dez escolas municipais da regional Barreiro. Nos finais de semana, o Point é aberto à população.

Para os próximos anos, a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte é ampliar o atendimento agregando novas escolas, ofertando o ensino fundamental em jornada integral com matrícula de estudantes na própria instituição, expandindo as atividades na área de cultura, esporte e lazer para a comunidade local e a criando a Orquestra Sinfônica da Rede Municipal de Educação.

Texto: Ascom – Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais
Foto: Renata Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend