Secretaria do Idoso promove palestra sobre “Direitos da Pessoa Idosa”

Ricardo Quirino dá continuidade a ciclos de palestras no Distrito Federal

Publicado em 19/3/2013 - 00:00

19_03_13_destaque04_df_secretaria_idoso_ciclos_de_palestras
Quirino comentou que o maior número de reclamações recebidas na Secretaria se concentra no transporte público e fez um apelo aos idosos presentes

Brasília (DF) – Idosos do grupo “Busca Vida na Melhor Idade” do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Núcleo Bandeirante participaram, na manhã dessa quarta-feira (13), da palestra sobre os  “Direitos da Pessoa Idosa”  realizada pelas advogadas da Secretaria Especial do Idoso, Dra. Juliana Machado e Dra. Rafaela Albuquerque, e pela ouvidora, Dra. Erisvânia Sousa. Além da palestra, os idosos receberam orientação  jurídica e puderam tirar dúvidas referentes a proteção a vida, alimentação, transporte, como e onde denunciar casos de violência, entre outros assuntos.

O secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), que acompanhou a palestra, destacou a importância de seguir à risca o que está escrito no Estatuto. “Os direitos do idoso descritos nesse Estatuto, devem ser respeitados na íntegra, independentemente de quais sejam”, enfatizou.

Quirino comentou que o maior número de reclamações recebidas na Secretaria se concentra no transporte público e fez um apelo aos idosos presentes. “Se você foi desrespeitado no transporte público, não brigue, e nem discuta. Anote a placa do ônibus, horário e empresa, entre em contato com a Secretaria, e denuncie, pois tomaremos as devidas providências”, orientou Quirino.

Para aposentada Dominga Santos, de 67 anos, a palestra foi muito importante. “A palestra me fez entender muitas coisas relacionadas com os meus direitos que antes eram desconhecidas. Esse conhecimento me abriu a mente. Fiquei muito satisfeita”, relata animada.

A psicóloga do CRAS – Dra. Adriana Mattos, afirma que a palestra de hoje é uma forma de levar conhecimento. “A informação muitas vezes não chega ao idoso, e nosso dever é alcançar essas pessoas e informá-las sobre seus direitos”, declarou.

O CRAS realiza atividades com os idosos todas as segundas, quartas e sexta, onde os idosos desfrutam de passeios, ginásticas e palestras como a de hoje.

O ciclo de palestras

O “Ciclo de Palestras” é mais um programa do Governo do Distrito Federal, que é realizado através da Secretaria Especial do Idoso, levando o idoso a conhecer seus direitos, conscientizando-o sobre a importância de se ter hábitos saudáveis para prevenir doenças e alcançar um envelhecimento saudável, além de abranger vários temas referente a pessoa idosa e ao processo de envelhecimento.

Fonte e foto: Ascom – SEI

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend