Riacho Fundo participa de debate sobre o plano distrital de saneamento básico

A elaboração do plano é uma exigência legal e deve estar baseada na Lei Federal nº11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Além de representantes da Administração Regional do Riacho Fundo II, o debate contou a participação de servidores de outras administrações regionais

Riacho Fundo II (DF) – Na tarde da última quinta-feira (21), a administração do Riacho Fundo II compareceu no auditório do Instituto Federal de Brasília juntamente com as Regiões Administrativas do Recanto das Emas, Santa Maria e Gama para debaterem sobre a elaboração do Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS).

A formação do Plano é uma exigência da Lei Federal 11.445, de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Essa elaboração é obrigatória e condição necessária ao manejo de resíduos sólidos adequado que garanta a proteção ambiental e da saúde pública, condições essenciais à saúde e qualidade de vida.

Para o administrador Vicemar Medeiros (PRB) os planos são instrumentos indispensáveis da política pública de saneamento básico. “Eles são obrigatórios para a contratação de concessão de serviços, e sendo assim para ter acesso a recursos federais destinados a saneamento básico, os municípios e o Distrito Federal devem elaborar o seu plano até dezembro de 2017”, destacou.

riacho-fundo-prb-plenaria-saneamento-basico-foto2-ascom-25-07-2016Durante o encontro foram divididos quatro grupos temáticos: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abastecimento e água potável, esgotamento potável, drenagem e manejo das águas pluviais Urbanas. O objetivo foi avaliar os serviços prestados para a comunidade, apresentar os problemas da região e trazer propostas de melhorias.

As sugestões de melhorias debatidas pelos grupos foram: educação ambiental, redução dos poluentes como gás carbônico, melhorar a logística da coleta do lixo por meio da divulgação no portal do SLU em relação aos dias e horários, conscientização nas escolas para crianças e adolescentes, benefícios para o cidadão fazer o descarte corretamente do lixo, maior fiscalização e punição para o cidadão que jogar lixo em locais proibidos e outros pontos.

Texto e fotos: Ascom/Administração Regional do Riacho Fundo II

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!