Programa Qualifica Piauí chega às unidades prisionais do Estado

Programa Qualifica Piauí chega às unidades prisionais do Estado

Inicialmente, o programa beneficiará os detentos da Colônia Agrícola Major César, onde foi realizada a aula inaugural nesta quinta-feira (28).

 

Teresina (PI) – Com o objetivo de ofertar uma nova oportunidade aos internos e egressos do sistema prisional do Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), comandada por Gessivaldo Isaías (PRB-PI), em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), leva qualificação socioprofissional a este público. A capacitação chega às penitenciárias por meio do programa Qualifica Piauí, que oferece cursos gratuitos em unidades móveis.

Inicialmente, o programa beneficiará os detentos da Colônia Agrícola Major César, localizada no município de Altos, região metropolitana de Teresina. A aula inaugural do curso foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) e seguirá preparando os internos na área de Construção Civil. “Já fui pastor responsável por presídios e foi aqui que abri os olhos e a mente para a importância da ressocialização. Vocês cometeram erros, mas merecem a chance de refazer a vida”, disse o secretário da Setre, Gessivaldo Isaías.

caminhao-qualifica-pi-prb-28-05-15-foto-ascomNa oportunidade o gestor republicano ainda falou da conciliação entre a capacitação e a lei de sua autoria, que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos das unidades prisionais. “No momento em que qualifico essas pessoas, estarei os enquadrando numa lei vigente, na qual 5% das vagas são destinadas a eles. Após a capacitação, eles já estarão aptos para sair daqui e trabalhar nessas empresas que serão detectadas por nós, tendo, dessa forma, um salário digno e sendo inseridos na sociedade de uma maneira justa”, explicou.

Para o deputado Fábio Abreu, que representou o governador Wellington Dias no evento, a iniciativa ofertará pontos positivos para o Estado. “Quero reforçar a preocupação do governador com investimentos, qualificação e inserção dos piauienses no mercado de trabalho. Os serviços de pedreiro sempre são muito procurados e se vocês levarem a sério, sem dúvidas irão colher bons frutos” ressaltou.

Detento na Colônia há seis meses, o jovem José Lucas nunca trabalhou como pedreiro, mas pretende se especializar. “É a primeira vez que participo de um programa como este e estou muito empolgado. Com o curso, novas portas serão abertas para nós. É uma forma de poder sair e já ter uma opção de trabalho, uma nova meta de vida, um futuro melhor que o presente”, disse.

O Qualifica Piauí é um programa realizado pela Setre, que foi resgatado no governo Wellington Dias e pela primeira vez capacita o público das penitenciárias. Nos caminhões itinerantes, onde os cursos são ministrados, os alunos contam com toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas que os proporcionarão a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida.

Texto e fotos: Ascom / Setre
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!