Programa Qualifica Piauí chega à Penitenciária Feminina de Teresina

De acordo com o secretário Gessivaldo Isaías, o objetivo do programa é a humanização e capacitação das pessoas

Publicado em 22/7/2015 - 00:00

Programa Qualifica Piauí chega à Penitenciária Feminina de Teresina
Cerca de 100 detentas serão beneficiadas pelo programa.

 

Teresina (PI) – A partir desta quarta-feira (22), as internas da Penitenciária Feminina de Teresina passam a receber qualificação profissional nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura, através do programa estadual Qualifica Piauí, que capacita os piauienses em caminhões itinerantes. Ao todo, cerca de 100 detentas serão beneficiadas e ao saírem da reclusão, terão uma nova chance de ingresso no mercado de trabalho e de reintegração junto à sociedade.

O programa, executado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), comandada pelo secretário Gessivaldo Isaías (PRB), acaba de capacitar 46 detentos da Colônia Agrícola Major César e agora contempla o público feminino. “O nosso objetivo é a humanização dessas pessoas, que precisam ser ressocializadas após o cumprimento de suas obrigações com a justiça e a capacitação é a porta de entrada para sua inserção no mercado de trabalho. É dessa forma que conseguiremos diminuir os índices de violência” destacou Gessivaldo Isaías.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), é pioneira no Estado e proporcionará aos internos uma expectativa de futuro e a oportunidade de um recomeço fora das grades. “Essas pessoas merecem uma chance de refazer a vida longe da criminalidade e para isso as empresas contratantes precisam abrir os braços para este público. A qualificação aliada a lei de minha autoria que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos do sistema prisional será um grande trunfo para tal realidade”, ressaltou o gestor da Setre.

No dia 22, as alunas participarão da aula inaugural, que será realizada às 9h, na penitenciária, localizada no bairro Santo Antônio. Além dos cursos, que terão duração de 22 dias úteis, dentro do caminhão serão ainda ofertados os serviços de expedição da Carteira de Trabalho, solicitação do Seguro-Desemprego, cadastro no Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine) e na Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE).

Texto: Lorenna Costa / Ascom – Setre
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – Setre

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend