PRB Pernambuco se reúne com moradores de Santa Maria da Boa Vista

Carlos Geraldo ouve apelo de pessoas que sofrem com a seca

Publicado em 9/5/2013 - 00:00

PRB Pernambuco se reúne com moradores de Santa Maria da Boa Vista
Carlos Geraldo ouve apelo de pessoas que sofrem com a seca

Recife (PE) – Para comprovar as causas da seca no sertão, o presidente regional do PRB de Pernambuco, Carlos Geraldo, ouviu pessoalmente o depoimento dos moradores da cidade de Santa Maria da Boa Vista, que sofrem com os efeitos da estiagem.

Nilsinho, 35 anos, é agricultor e morador do Rio Garça. Segundo ele, os efeitos da seca atingiram o açude que sustentava sua comunidade. “Estamos vivendo momentos de muita dor e sofrimento. A falta de água derrubou as nossas produções agrícolas gerando desemprego. O açude que nós tínhamos era o que nos sustentava, pois através dele nossa cidade era abastecida. Agora, muitas famílias estão saindo de lá em busca de vida em algum lugar do sertão”, lamenta.

Já o agricultor, Raimundo Guimarães, 48 anos, é morador e líder da comunidade Lagoa da Pedra, que fica nas proximidades de Santa Maria da Boa Vista. Em carta direcionada às autoridades ele desabafa. “A agricultura ali não existe mais. O motivo é a falta do mais essencial:  água! Se a situação fosse inversa poderíamos não nos preocupar, mas pelo contrário, temos terras produtivas. Somente a água é o que nos falta. As propriedades, que durante muito tempo produziram bastante, hoje são entregues ao abandono, pois é muito difícil produzir em terras secas. A planta não necessita só de solo, mas também de água”, comentário retirado de alguns trechos da carta.

À nossa produção, Raimundo faz outro apelo. “Lá existem cerca de duas mil famílias em situação de desespero! Peço que, por favor, os governantes olhem para nós e entendam que carros-pipa não resolvem e nunca resolverá a nossa situação. Não sei onde a nossa voz vai chegar, mas que ouçam o nosso grito de dor!”, desabafa.

Fonte e fotos: Ascom PRB-PE

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend