PRB Gaúcho lança grandes surpresas durante encontro estadual em Porto Alegre

Sigla apresenta pré-candidato surdo e lança Catálogo do PRB Mulher.

Publicado em 26/5/2014 - 00:00

PRB-LANCA-SURPRESAS-DURANTE-ENCONTRO-REGIONAL-EM-PORTO-ALEGRE-001-26-05-14
Sigla apresenta pré-candidato surdo e lança Catálogo do PRB Mulher.

 

Porto Alegre (RS) – A 8ª edição do projeto PRB no Rio Grande lançou duas grandes surpresas e lotou, no último sábado (24), o plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Desde julho do ano passado, os encontros regionais da sigla percorrem o Estado com o objetivo de articular estratégias para a campanha eleitoral. O presidente do PRB Rio Grande do Sul, Carlos Gomes, quer ampliar a bancada do partido na Assembleia Legislativa. Gomes é responsável por conquistar a primeira cadeira da legenda no Legislativo gaúcho e hoje é a aposta republicana para disputar uma vaga na Câmara Federal.

PRB-LANCA-SURPRESAS-DURANTE-ENCONTRO-REGIONAL-EM-PORTO-ALEGRE-002-26-05-14Duas novas surpresas foram lançadas, diante das militantes do PRB Mulher e de mais de uma centena de integrantes da comunidade surda: A primeira foi o lançamento do primeiro pré-candidato a deputado estadual surdo, o Prof. Cristian Strack.  Durante o evento, Strack ministrou palestra sobre os principais desafios dos surdos frente ao Governo e à sociedade, além dos motivos de sua escolha pelo PRB para pleitear sua candidatura.

Cristian Strack também abordou o papel da mídia na construção da visão que a própria família tem em relação ao surdo. “Não podemos condenar as famílias dos surdos e a sociedade pela ignorância sobre o tema, mas precisamos fazer com que a informação correta chegue até eles”, sustentou.

PRB-LANCA-SURPRESAS-DURANTE-ENCONTRO-REGIONAL-EM-PORTO-ALEGRE-003-26-05-14O professor também falou da falta de políticas inclusivas para a comunidade surda, especialmente no que diz respeito à dificuldade de inserção no mercado de trabalho e à extinção das escolas bilíngues para surdos. “Os surdos não estão tendo a atenção que merecem. Esse descaso que muitas vezes inicia dentro de casa, passa pela sociedade e é refletido no Poder Público, na falta de comprometimento das instituições com as necessidades desse segmento da população”.

A segunda surpresa foi o lançamento do Catálogo da Mulher Republicana Gaúcha Ocupante de Espaços de Poder, divulgando a participação feminina do PRB nas lideranças da legenda e também nos poderes Executivo e Legislativo do Estado e municípios.

PRB-LANCA-SURPRESAS-DURANTE-ENCONTRO-REGIONAL-EM-PORTO-ALEGRE-004-26-05-14Na ocasião, foi realizado o 1º Encontro Estadual da Mulher Republicana Gaúcha Ocupante de Espaços de Poder. A representante da coordenadoria nacional do PRB Mulher, professora universitária e pesquisadora Vânia Aieta, foi recebida no evento pela coordenadora estadual do PRB Mulher-RS, Leidi Teixeira.

Aieta abordou a importância das candidaturas femininas nas eleições parlamentares a partir de um apanhado histórico da participação da mulher em diversos âmbitos da sociedade. “As mulheres passaram um longo tempo da história em que não podiam pegar em armas; mas desarmadas sempre enfrentaram os campos de batalha. Conquistaram o campo dos tribunais, dos processos, da gestão pública”, lembrou.

PRB-LANCA-SURPRESAS-DURANTE-ENCONTRO-REGIONAL-EM-PORTO-ALEGRE-005-26-05-14

 

Fonte e fotos: Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend