Governo do Paraná elabora decretos que criam procedimentos para projetos de parcerias

Segundo o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (PRB), o objetivo é dar mais transparência, segurança jurídica e agilidade

Publicado em 9/4/2019 - 00:00

Governo do Paraná elabora decretos que criam procedimentos para projetos de parcerias
Segundo o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (PRB), o objetivo é dar mais transparência, segurança jurídica e agilidade

Curitiba (PR) – O Governo do Estado do Paraná está trabalhando no desenvolvimento de dois decretos que tratam dos procedimentos que serão seguidos para viabilizar os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) e de Concessões. O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge (PRB), coordenou na sexta-feira (5), uma reunião que fez os ajustes finais na minuta dos decretos, com participação da Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado e Casa Civil.

O primeiro decreto estabelece os procedimentos referentes à apresentação, análise e aproveitamento de estudos para elaboração de projetos de parceria, no âmbito do Programa de Parcerias do Paraná – PAR, encaminhados pela iniciativa privada ou por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual. Já o segundo documento, estabelece a composição e competências do Conselho do Programa de Parcerias do Paraná, que irá deliberar e fará assessoramento direto ao Governador na inclusão e acompanhamento dos projetos.

Segundo Valdemar, uma das finalidades dos decretos será de organizar a apresentação, cronograma, análise e o aproveitamento de estudos para o desenvolvimento de projetos de parceria. “O governo está regulamentando todos os procedimentos para trabalharmos nos projetos de parceria com transparência, segurança jurídica e agilidade”, disse o secretário.

Os documentos preveem inclusive, a composição e procedimentos dos grupos de trabalho setoriais que atuam de acordo com a área de interesse dos projetos de parceria encaminhados para análise e possível inclusão no Programa de Parcerias do Paraná (PAR).

Segundo a coordenadora de Concessões e Parcerias, Maria Lucia Matsunaga, “a participação dos órgãos controladores, desde o início da elaboração dos Decretos é de suma importância para que os projetos de Concessão e PPP’s estejam alinhados à legislação e funcionalidade dos procedimentos e deliberações, gerando maior compliance ao processo”.

A versão final da minuta deve ser apresentada em uma próxima reunião ainda este mês com o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, e representantes da Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado e Casa Civil. Na sequência os documentos vão para a apreciação e assinatura do Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Texto e foto: Ascom – Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturante do Paraná

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend