Gestão de Gessivaldo Isaías qualifica mais de 1200 piauienses em 2016

O programa Setre nos Municípios ocorre de forma itinerante, percorrendo as cidades piauienses e os bairros da capital Teresina

Publicado em 5/5/2016 - 00:00

Gestão de Gessivaldo Isaías qualifica mais de 1200 piauienses em 2016
O programa Setre nos Municípios ocorre de forma itinerante, percorrendo as cidades piauienses e os bairros da capital Teresina

Teresina (PI) – “Uma nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías (PRB-SP), ao falar do Setre nos Municípios. O programa é realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), por meio  do Governo do Estado, e tem o intuito de promover a qualificação socioprofissional nas áreas de Construção  Civil, Embelezamento e Corte e Costura nas comunidades carentes de todo o  Piauí. O projeto formou aproximadamente 1200 novos profissionais, desde o início de 2016.

O Setre nos Municípios ocorre de forma itinerante, percorrendo as cidades piauienses e os bairros da capital Teresina. Ao todo, são 4 caminhões que possuem um aparato tecnológico para sediar as aulas teóricas e práticas. O público-alvo do projeto são trabalhadores desempregados que necessitam de  reciclagem para se inserirem no mercado de trabalho.

Campo Largo, Rio Grande do Piauí, Demerval Lobão, Parnaíba, Porto, Lagoa do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II e Luís Correia: todas as cidades já foram beneficiadas com o projeto. Em Teresina o programa certificou novos trabalhadores nos bairros Santa Maria da Codipi e Jacinta Andrade e na Maternidade Evagelina Rosa.

gessivaldo-isaias-prb-pi-setre-municipios-qualifica-1200-piauienses-foto2-setre-3-5-2016
Alunos também saem do curso com Carteira de Trabalho e cadastro no Sine Piauí

O programa também proporciona uma nova chance de ressocialização e ingresso no mercado, levando conhecimento para aqueles que estão fora do convivo social. Prova disso foi a qualificação bem sucedida dos internos na Penitenciária Irmão Guido e na Penitenciaria Feminina de Teresina. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus).

“Esse foi um novo e importante passo dado. Com o Setre nos Municípios buscamos promover a valorização dos egressos do sistema prisional. Foi simplesmente um sucesso. Com essa certificação eles têm a chance de voltar a produzir, a ter uma ocupação e, consequentemente, um lugar na sociedade”, destacou Gessivaldo Isaías.

O curso de Construção Civil forma em 22 dias úteis 50 novos profissionais, e o de Embelezamento e Corte e Costura, 96. “Em algumas cidades os caminhões realizaram duas vezes o curso, devido a grande demanda. Durante os 22 dias os instrutores ministram aulas em três turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite”, informou a diretora de Qualificação da Setre, a professora Carla Soares. Para se inscrever não há determinação de idade máxima. No curso de Embelezamento e Corte e Costura é necessário ter no mínimo 16 anos, e a idade mínima permitida para  Construção Civil é 17 anos e meio.

gessivaldo-isaias-prb-pi-setre-municipios-qualifica-1200-piauienses-foto3-setre-3-5-2016
Alguns formandos saem do curso e abrem o próprio negócio

O programa Setre nos Municípios já colhe os louros. Em muitas cidades os formandos abrem imediatamente salões de beleza ou empreendimentos de alfaiataria. “O Governo do Estado investe em capacitação e está trabalhando para levar o máximo de qualificação para o Piauí. A taxa de empregabilidade nessas áreas é significativa. Muitos abrem o próprio negócio, por isso os trabalhadores recebem orientações sobre empreendedorismo,” disse Gessivaldo Isaías. Os alunos também saem do curso com Carteira de Trabalho e cadastro no Sine Piauí.

Já os alunos de Construção Civil constroem ou reformam casas da comunidade carente e prédios públicos. “Em Lagoa do Piauí construíram um anexo de saúde e em Demerval Lobão estão construindo a prefeitura”, disse, orgulhosamente, Carla Soares.

Texto e fotos: Ascom – Setre/PI

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend