Gessivaldo Isaías quer que cursos de capacitação cheguem às unidades prisionais do Piauí

Gessivaldo Isaías quer que cursos de capacitação cheguem às unidades prisionais do Piauí

Setre e Sejus firmam parceria para beneficiar internos e egressos do sistema prisional do Piauí.

 

Teresina (PI) – Uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), comandada por Gessivaldo Isaías (PRB) e de Justiça (Sejus), vai levar cursos de capacitação às unidades prisionais do Piauí. Os cursos serão iniciados a partir do próximo mês e, paralelo à profissionalização, a Secretaria de Justiça quer avançar na oferta de vagas de emprego, tanto para internos como para os egressos do sistema prisional.

“Vamos firmar um termo de cooperação com a Secretaria do Trabalho e queremos integrar a capacitação ao cumprimento da lei que destina 5% das vagas em obras públicas aos egressos do sistema penitenciário. Queremos avançar com essa política e, assim, garantir um novo recomeço para quem se encontra atualmente privado de liberdade”, explica o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

Na ocasião, Gessivaldo disse que além dos cursos, a secretaria vai dar suporte na expedição da carteira de trabalho e na solicitação do seguro-desemprego. “Os cursos terão duração de no máximo 30 dias e o interno tem a opção de tirar a carteira de trabalho dentro da unidade”, esclarece o secretário.

De acordo com Gessivaldo Isaías (PRB-PI), a lei é voltada para a humanização dos egressos, que precisam ser ressocializados após o cumprimento de suas obrigações com a justiça. “Ex-detentos também são gente como a gente. Muitas vezes são pais de família que cometeram um erro, mas que merecem uma oportunidade de refazer a vida. Uma oportunidade de emprego para essas pessoas irá lhes ofertar uma expectativa de futuro, o que os deixarão longe da criminalidade”, complementou.

O diretor de humanização e reintegração social da Secretaria Estadual de Justiça, Francisco Antônio de Sousa, diz que há pelo menos 250 pessoas no sistema aptas a ocuparem uma vaga de emprego. Entre elas, estão aqueles que cumprem pena no regime semiaberto e que podem deixar a unidade durante o dia para trabalhar e retornar no final da tarde. Esse é o caso de 50 internos da Colônia Agrícola Major César, que já trabalham fora da penitenciária.

Fonte e foto: Ascom / Setre
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!