Gessivaldo Isaías quer ampliar qualificação do trabalhador e investir em empreendedorismo no Piauí

Gessivaldo Isaías quer ampliar qualificação do trabalhador e investir em empreendedorismo no Piauí

A atuação do PRB na Setre já tem projetos para ampliar a qualificação do trabalhador e ajudar as pessoas que desejam abrir o próprio negócio.

 

Brasília (DF) – Há apenas uma semana no cargo, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, deputado estadual do PRB, Gessivaldo Isaías, já tem projetos para ampliar a qualificação do trabalhador e ajudar as pessoas que desejam abrir o próprio negócio. O secretário esteve em Brasília na última quinta-feira (12.03) para participar de reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Trabalho (Fonset), onde foi eleito para o Conselho Fiscal da Entidade.

Na primeira viagem oficial à capital federal, Gessivaldo já iniciou as tratativas para resgatar os programas federais “Meu primeiro emprego” e “Projovem”, além de criar o “Banco do Empreendedor” para garantir a geração de emprego e renda no estado. Além disso, está empenhado em conseguir recursos para ampliar a quantidade e variedade de cursos de qualificação profissional, oferecidos nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O secretário estadual destaca que é preciso ajudar as pessoas que têm o sonho de ter a própria empresa. “No Piauí, 60% das pessoas economicamente ativas desejam abrir um pequeno negócio, gerar renda e contribuir com a economia local. E por isso, estamos empenhados para levar o Banco do Empreendedor para o estado. A parceria será feita com a Caixa Econômica, Banco do Brasil ou do Nordeste. Nós temos o dever e o compromisso de ajudar essas pessoas”, afirmou.

Outra novidade é sobre a emissão da nova Carteira Nacional de Trabalho. Durante a reunião do Fonset, o Ministério do Trabalho (MTE) explicou quais devem ser os procedimentos necessários para que o documento seja emitido pelos postos do Sine. As mudanças no seguro-desemprego também fizeram parte da programação do evento.

gessivaldo-isaias-fonset-prb-piaui-foto1-facebook

Gessivaldo durante plenária do Fonset

Outros projetos prioritários

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que os municípios devem acabar com os lixões nas cidades, com a construção de aterros sanitários. No entanto, para garantir a manutenção da renda dos catadores que trabalham nesses locais, a Secretaria de Trabalho do Piauí criou o programa “Pró Catador” que visa capacitar, para o mercado de trabalho, as pessoas que vivem da venda de materiais recicláveis. A iniciativa visa assegurar que essas pessoas possam trabalhar de acordo com a nova realidade e, até mesmo, que possam encontrar emprego em outras áreas.

A implementação, no Piauí, da Universidade do Trabalhador – projeto do MTE que tem como meta fortalecer o Programa de Qualificação Profissional no Brasil – também, é uma prioridade da gestão do secretário Gessivaldo Isaias. A iniciativa ainda está em fase de desenvolvimento e reunirá numa única plataforma online, na modalidade de ensino à distância, cursos virtuais de qualificação profissional ao trabalhador.

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Facebook Gessivaldo Isaías

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!