Gessivaldo Isaías promove edição especial da Feira de Economia Solidária

O objetivo é estimular a prática da economia solidária e aquecer o comércio em virtude do Dia das Mães

Publicado em 9/5/2017 - 00:00

O objetivo é estimular a prática da economia solidária e aquecer o comércio em virtude do Dia das Mães

Teresina (PI) – O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, além de uma data em homenagem às mães, é tradicionalmente conhecida como um período de aquecimento no comércio. Desta forma, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), liderada pelo republicano Gessivaldo Isaías (PRB), promoverá nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Centro Administrativo, uma edição especial da Feira de Economia Solidária, votada especialmente para o Dia das Mães.

A Feira de Economia Solidária é realizada mensalmente pela Setre e tem se tornado uma oportunidade para comprar presentes, os quais são produzidos pelos artesãos de Teresina e outras cidades do interior do Piauí, que estejam inscritos no programa da Setre. Os produtos são comercializados a preços populares, com qualidade e variedade de itens como flores, vasos, quadros, panos de prato, utensílios para casa, objetos de decorações, bolsas, bijuterias, crochê, roupas e artesanatos em geral.

De acordo com Laércio Maia, diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Setre, a ideia dessa edição especial do dia das mães é oferecer produtos de qualidades e com preços acessíveis. “O mês de maio é tradicionalmente um mês que o número de vendas aumentam em todos os setores do comércio, então pensamos nessa edição especial, com produtos voltados para aquela que é a pessoa mais importante em nossas vidas, as mamães. São produtos artesanais, com preços acessíveis, únicos e especiais, vale a pena vir, conferir e comprar”, destacou Laércio.

A economia solidária vem cada dia mais ganhando espaço no cenário econômico atual, de acordo com Gessivaldo Isaías é um forma de economia democrática. “A economia solidária é mais participativa, justa e democrática. O que estamos fazendo é um projeto piloto que pode ser copiado e estimulado por outros órgãos, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. Um feira como essas tem baixo custo e gera renda para as famílias que participam”, finaliza o secretário do PRB.

Esse tipo de economia busca o talento individual de cada pessoa que queira viver da produção da sua arte, visando tornar isso uma fonte de renda. Durante o ano o programa realiza de 10 a 12 Feiras para comercializar tais produtos, sejam eles produzidos individualmente, ou em grupo. Em 2016 foram arrecadados mais de R$ 200 mil, o que segundo a Secretaria, mostra que não houve grande queda no setor da Economia Solidária, que segue estável.

Texto e foto: José Uchoa / Ascom – Setre

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend