Gessivaldo Isaías investe na Economia Solidária no Piauí

“O piauiense tem uma forte veia empreendedora, por isso nos preocupamos em criar condições para que a economia solidária cresça em nosso estado”, explica o secretário

Publicado em 19/5/2016 - 00:00

Gessivaldo Isaías investe na Economia Solidária no Piauí
Um dos projetos que a Setre vem desenvolvendo, são feirinhas mensais de economia solidária, que reúnem diversos empreendimentos

 

Teresina (PI) – Em tempos de crise a economia solidária tem se mostrado como uma das alternativas para enfrentar o desemprego, isso porque ela é diferente do modelo tradicional que já estamos acostumados no dia a dia. Na Economia Solidária os trabalhadores gerem seu próprio negócio e decidem a forma adequada de atuar, dividir o trabalho e repartir os resultados, já na tradicional existe separação entre os donos do negócio e os empregados.

Percebendo essa diferença e o crescimento desse modelo de economia no Brasil e principalmente no Piauí é que o Governo do estado através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo tem investido em pesquisas e projetos para estimular essa forma de economia no Piauí. Um dos projetos que a Setre vem desenvolvendo, são feirinhas mensais de economia solidária, que reúnem diversos empreendimentos, elas seguem um calendário anual e servem como forma de incentivo para pequenos empreendedores de diversos municípios.

gessivaldo-isaias-prb-economia-solidaria-pi-foto2-ascom-18-05-16Os produtos ofertados na feira são orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira e em cerâmica. Vão desde vestuários e confecções a comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti. Até o mês de abril a feirinha já movimentou quase 200 mil reais e a expectativa é que esse número aumente cada vez mais. No ano passado a Setre organizou uma grande feira de economia solidária na praça Rio Branco, no centro de Teresina, e a expectativa é que esse ano seja realizado também essa feira com empreendimentos de mais de 50 cidades do Piauí.

Acreditar nesse tipo de economia e buscar saídas para o desemprego e para a crise, tem motivado Gessivaldo Isaías (PRB), gestor da Setre, a investir na economia solidária. “Temos concentrado esforços para enfrentar a crise, esse modelo de economia tem se mostrado eficiente, justo e democrático. O piauiense tem uma forte veia empreendedora, por isso nos preocupamos em criar condições para que a economia solidária cresça em nosso estado.”, explica o secretário.

A diretoria de empreendedorismo da Setre em parceria com o Banco do Nordeste também proporciona microcrédito para empreendedores e participantes da economia solidária, além de realizar atendimento para formalização de empresas.

Texto e fotos: Ascom – Setre/PI

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend