Saúde: Campanha vai prevenir doenças na infância e adolescência no Piauí

Gessivaldo Isaías comemora a geração de mais de 94 mil vagas de emprego no Piauí

Piauí ocupa o 1º lugar na geração de emprego na Região Nordeste e o 6º lugar no ranking geral do Caged

Publicado em 7/12/2017 - 00:00

Gessivaldo Isaias comemora a geração de mais de 94 mil vagas de emprego no Piauí
“Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego”, disse Gessivaldo

Teresina (PI) – O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías (PRB), comemorou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta a geração de 94.088 novos empregos em um ano no estado, o que representa um saldo positivo de 1,88% de admissões. O Piauí ocupa a 1ª posição na Região Nordeste e é o 6º no ranking geral do Caged, ficando atrás apenas de Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Santa Catarina.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão que trabalha pela melhoria na geração de emprego e renda junto ao Sine/PI, tem sido possível driblar a crise do desemprego e recuperar o mercado de trabalho no estado.

“Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada semana alegria de estarmos crescendo e dando melhorias para o nosso estado,” pontuou o secretário Gessivaldo.

Os setores de maior demanda foram; Serviços (32.661), Comércio (21.787), Construção Civil (12.121), Indústria de Transformação (7.538), Agropecuária (5.352), Serviço Indústria de Utilidade Pública (995), Extrativa Mineral (277) e Administração Pública (15).  Contabilizando 94.088 empregos entre outubro de 2016 a outubro de 2017.

A Setre realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado, atuando em diversas áreas como, a qualificação profissional, ofertando cursos de qualificação, nas áreas do empreendedorismo e da economia solidária, estimulando esse tipo de economia a buscar a formalização das atividades, para diminuir o impacto da crise e estimular assim a criação de novos postos de emprego, fazendo com que os números do Piauí permaneçam estáveis.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura em cursos ministrados em quatro caminhões itinerantes que circulam por todo o estado.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.

Texto e foto: José Uchoa / Ascom – Setre
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend