Gessivaldo Isaías comemora a geração de mais de 94 mil vagas de emprego no Piauí

Gessivaldo Isaias comemora a geração de mais de 94 mil vagas de emprego no Piauí

“Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego”, disse Gessivaldo

Teresina (PI) – O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías (PRB), comemorou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta a geração de 94.088 novos empregos em um ano no estado, o que representa um saldo positivo de 1,88% de admissões. O Piauí ocupa a 1ª posição na Região Nordeste e é o 6º no ranking geral do Caged, ficando atrás apenas de Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Santa Catarina.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão que trabalha pela melhoria na geração de emprego e renda junto ao Sine/PI, tem sido possível driblar a crise do desemprego e recuperar o mercado de trabalho no estado.

“Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada semana alegria de estarmos crescendo e dando melhorias para o nosso estado,” pontuou o secretário Gessivaldo.

Os setores de maior demanda foram; Serviços (32.661), Comércio (21.787), Construção Civil (12.121), Indústria de Transformação (7.538), Agropecuária (5.352), Serviço Indústria de Utilidade Pública (995), Extrativa Mineral (277) e Administração Pública (15).  Contabilizando 94.088 empregos entre outubro de 2016 a outubro de 2017.

A Setre realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado, atuando em diversas áreas como, a qualificação profissional, ofertando cursos de qualificação, nas áreas do empreendedorismo e da economia solidária, estimulando esse tipo de economia a buscar a formalização das atividades, para diminuir o impacto da crise e estimular assim a criação de novos postos de emprego, fazendo com que os números do Piauí permaneçam estáveis.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura em cursos ministrados em quatro caminhões itinerantes que circulam por todo o estado.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.

Texto e foto: José Uchoa / Ascom – Setre
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!