Fran Somensi se reúne com presidente do Conselho Regional de Farmácias

Fran Somensi se reúne com presidente do Conselho Regional de Farmácias

A primeira dama de Farroupilha e deputada estadual eleita Fran Somensi (PRB-RS) recebeu a presidente do Conselho Regional de Farmácias, Silvana Furquim

Farroupilha (RS) – A primeira dama de Farroupilha e deputada estadual eleita Fran Somensi (PRB-RS) recebeu na tarde de terça-feira (27) a presidente do Conselho Regional de Farmácias, Silvana Furquim. O objetivo do encontro foi buscar a primeira aproximação entre a futura deputada e o CRF, visando implementar projetos e ações construtivas para a comunidade farmacêutica e sociedade como um todo, enquanto consumidores e beneficiários de programas e políticas públicas na área dos medicamentos.

O prefeito Claiton Gonçalves também participou da reunião e falou sobre toda a cadeia econômica, social e, principalmente, ambiental gerada pelo projeto da Farmácia Solidária, que este ano completou 3 anos de atuação no município de Farroupilha.” Quando a Fran teve a ideia da farmácia eu tive um insigth diferente, que ia muito além da simples doação de medicamentos…nós temos que pensar na questão ambiental, pois além de salvar vidas, nós temos que pensar em um lugar saudável para colocar essas vidas”, ressaltou.

Claiton se refere aos dados de impacto ambiental gerado pelos resíduos de medicamentos, muitas vezes despejados em vasos sanitários ou jogados no lixo comum. A maioria das cidades no Rio grande do Sul, assim como Farroupilha e outras no país inteiro, ainda não possuem um sistema de tratamento de esgoto. “Esse projeto evitou o impacto ambiental de mais de duas toneladas de medicamentos, que provavelmente voltariam para o solo ou para nossa água, aí nós temos lá nas UTI’s as super-bactérias que ninguém sabe de onde vem”, questiona.

Fran Somensi falou sobre sua paixão pelo projeto e a forma como ele muda a vida das pessoas. Nesses três anos foram mais de 10 mil atendimentos com dispensação de medicamentos de forma gratuita, todos de forma orientada, regulada e mediante receita médica. ” Esse projeto tem um controle rigoroso e responsável da entrada e saída de remédios…Além de exigir a receita médica, nós orientamos o paciente sobre a forma correta de uso e entregamos o medicamento de forma fracionada, ou seja, se o tratamento é para 14 dias nós só entregamos o necessário”, explicou Somensi.

A republicana relembrou que a principal promessa de campanha dela foi de ampliar esse projeto da Solidare para outras cidades do estado, e segundo ela, esse trabalho já começou. “As pessoas tem me perguntado, quando eu assumo, aí eu explico que já começou (risos), pois tenho recebido muitos convites para reuniões e tenho participado de todas as que consigo, pois temos muita coisa pra Fazer”, conta.

Silvana ressaltou a importância de se ter uma representante da classe farmacêutica dentro da Assembleia Legislativa. Segundo ela, o conselho além de fiscalizar as farmácias, tem o importante papel de contribuir e assessorar os agentes públicos no desenvolvimento de novos projetos tanto em âmbito legal quanto político, e já ofereceu essa estrutura para a futura deputada. ” Nós estamos aqui para nos abraçar e trabalharmos juntas Francis, no que precisar nós estaremos do teu lado… E também para te abastecer de informações a alcançar as demandas da categoria”, enfatizou Furquim.

As representantes do conselho entregaram para a republicana dois projetos de lei, que segundo elas, seriam arquivados na assembleia em 2019, mas de extrema importância para a categoria. Os projetos tratam sobre a permissão de serviços farmacêuticos e procedimentos de apoio a pacientes como: acompanhamento farmacoterapêutico, aplicação de cromoterapia e terapia floral. E um segundo projeto, que dispõe sobre a regulamentação do comércio de artigos de conveniência nas farmácias, tais como: produtos para dieta, alimentos orgânicos, produtos para higiene pessoal, energéticos, cereais, entre outros. A deputada recebeu os projetos para análise.

 

Um segundo encontro já ficou agendado para que as representantes do CRF e toda a classe, possam conhecer mais a fundo o projeto da farmácia Solidária de Farroupilha.

Texto e foto: Ascom – Fran Somensi
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.