Fábio Machado reforça fiscalização durante o defeso em Roraima

Republicano destaca que a fiscalização será intensificada em toda bacia hidrográfica de Roraima.

Publicado em 20/3/2015 - 00:00

Fábio Machado reforça fiscalização durante o defeso em Roraima
Fábio Machado destaca que a fiscalização será intensificada em toda bacia hidrográfica de Roraima.

 

Boa Vista (RR) – Para coibir a prática da pesca predatória durante o período do defeso em Roraima, o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima (SFPA/RR), Fábio Machado (PRB), promoveu uma reunião com vários órgãos de fiscalização. O objetivo foi definir medidas de fiscalização em toda bacia hidrográfica do Estado.

Fábio Machado, destacou durante a reunião que as fiscalizações devem ser intensificadas em todas as localidades e principalmente no município de Caracaraí. “Um dos lugares que nós temos mais preocupação é com a região do Baixo Rio Branco. É nesta época que muitas embarcações do Amazonas vêm capturar nossos peixes e isso nós não podemos permitir”, defendeu.

Fábio Machado ressaltou ainda que é importante os órgãos trabalharem em conjunto. “Essa é a segunda reunião que realizamos esse mês e a superintendência tem procurado chamar todos os órgãos de fiscalização para que possamos alinhar as atividades, de forma que possamos atuar em conjunto e conseguir fiscalizar a maior parte do estado”, disse.

Em Roraima, mais de seis mil pescadores cadastrados no Registro Geral da Pesca (RGP) devem interromper as atividades e só poderão voltar a pescar normalmente a partir de julho. Quem descumprir as normas poderá ser penalizado pelos órgãos fiscalizadores, sofrer várias punições administrativas e, ainda, ter o material de pesca e a embarcação apreendidos, podendo inclusive, a depender do flagrante, ser preso.

De acordo com o comandante da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), major Miguel Arcanjo, a população pode ajudar os órgãos ambientais. “As pessoas podem ligar principalmente para o número 190 da polícia militar, que automaticamente a Companhia Ambiental será acionada e os demais órgãos fiscalizadores também poderão atuar em conjunto para coibir qualquer tipo de irregularidade”, enfatizou.

Além da Superintendência da Pesca e Aquicultura, participaram também da reunião o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), bem como a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA). Estiveram presentes ainda representantes da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas de Boa Vista (SMGA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Texto: Anderson Soares / Ascom – Superintendência Federal da Pesca de Roraima
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend