Em São Paulo, PRB quase dobra número de eleitos

25_1_13_destaque05_sp_em_sao_paulo_prb_quase_dobra_numero_de_eleitos

PRB dobrou o número de prefeitos e quase dobrou o de vereadores no Estado de São Paulo

São Paulo (SP) – Olhos ansiosos e fixados na tela de computadores e TVs; foi assim que militantes, assessores e candidatos de todo o estado de São Paulo permaneceram durante a apuração dos votos da eleição municipal, no mês de outubro de 2012. Na capital paulista, o comitê de Celso Russomanno e a sede do PRB estadual receberam republicanos de todos os cantos, ansiosos pelos resultados das urnas.

Não foi daquela vez que o PRB chegou ao 2º turno na capital paulista, mas sua atuação foi tão avassaladora que os jornais, revistas, emissoras de TV e rádio não noticiaram outra coisa que não fosse a boa colocação de Celso Russomanno nas pesquisas. Além disso, o PRB fez história ao lançar pela primeira vez um candidato à prefeitura da maior capital do País. Russomanno mexeu com as bases da política paulistana, ao tornar a disputa municipal mais acirrada e terminar com a polarização que existia entre PT e PSDB.  Diferente das eleições anteriores, até o momento da apuração ninguém sabia quais partidos iriam para o 2º turno.

Na eleição de 2012 o PRB cresceu. No Brasil, foram eleitos 1.204 vereadores e 77 prefeitos, e no estado de São Paulo não foi muito diferente, o partido dobrou o número de prefeitos e quase dobrou o de vereadores. Na primeira eleição disputada pela legenda, em 2008, foram eleitos 77 vereadores e duas prefeitas em todo o estado. Já em 2012, o PRB elegeu 133 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos. O PRB alcançou um aumento significativo, chegando a 72,6% de crescimento no legislativo estadual.

Na capital paulista, o candidato Celso Russomanno chegou perto do 2º turno, ficando entre os três primeiros candidatos mais bem votados – foram 1,3 milhões de votos. Já a Câmara Municipal de São Paulo, que contava com apenas um representante republicano, o vereador Atílio Francisco, receberá em 2013 mais um vereador do PRB, Jean Madeira. Juntos, Jean e Atílio somaram 67.549 votos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, no caderno Poder de 9/10/12, “164 mil foram os votos para vereador na legenda do PRB; sigla foi a terceira mais escolhida em São Paulo”.

Para o presidente do PRB do estado de São Paulo, Vinicius Carvalho, os resultados da eleição mostram o amadurecimento do partido. “Os números [de eleitos] demonstram que o partido está no caminho certo”, disse. Para o presidente, a candidatura de Celso Russomanno foi outra aposta que valorizou o PRB. “A vinda de Celso amadurece o projeto que temos em longo prazo, pois é fundamental termos políticos como Russomanno compondo as nossas fileiras, já que, assim como ele, o PRB vem defendendo os anseios da população e o cuidado com a coisa pública”, explicou à época.

Vinicius Carvalho também comentou o que sente após a eleição na capital paulista. “O sucesso é a realização dos projetos.  O nosso está sendo construído nos pilares da dignidade, honradez e ética”. O presidente lembra ainda que o PRB teve mais de 1.800.000 votos em todo estado. “Isso demonstra que estamos crescendo de forma gradativa, madura e responsável”, explica.

Após saber do resultado das eleições, o vereador Atílio Francisco, que estava em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de São Paulo, utilizou as redes sociais para agradecer seus eleitores. “Queria poder agradecer pessoalmente a cada um de vocês. Meu muito obrigado pelo voto de confiança, pelas palavras de motivação, pelo carinho e principalmente pela amizade de cada um”, escreveu o vereador.

Em São João das Duas Pontes, interior paulista, Nilza Bozeli foi reeleita com 62,26% dos votos válidos. Para a prefeita os resultados mostram a aprovação de seu trabalho frente ao executivo. “Tivemos um aumento no percentual de votos desde a última eleição”, disse. Nilza afirmou que irá continuar seu trabalho e destacou a educação como uma de suas maiores prioridades. “Iremos implantar a creche escola, pretendo também fechar o ciclo do ensino na cidade”.

Além de Nilza, foram eleitos mais três prefeitos republicanos: Mauricio Dimas, em Santo Antônio de Posse; Claudiomar Furoni Sanches, de Santa Clara D’Oeste; e Kiko, de Macaubal. No município de Pereira Barreto, dos nove vereadores eleitos, quatro são do PRB.

Para o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia Legislativa de São Paulo, a meta de dobrar os números de eleitos foi praticamente cumprida. “O PRB sai fortalecido destas eleições, deixamos de ser um partido pequeno”. O parlamentar, que acompanhou a apuração da sede do PRB estadual, disse estar satisfeito com o resultado da eleição na capital. “O fator Russomanno foi além das expectativas e nos surpreendeu”, afirmou Santos.

Texto e foto: Amanda Fischer / Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!