Eduardo Lopes participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Eduardo Lopes participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Na pauta, a recomposição do conselho; apresentação de estruturação das Câmaras Técnicas; e a revisão e aprovação do Regimento Interno

Rio de Janeiro (RJ) – O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes (PRB), participou na manhã de segunda-feira (8), de uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), no auditório da Seappa. O encontro contou com a presença do subsecretário Ramon Neves, dos adjuntos: Adriano Lopes e Edmir Amanajás, do subsecretário de Agronegócio e Indústria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (Sedeger), Felipe Cáceres, além de representantes de entidades públicas e da sociedade civil.

Dentre os temas em pauta discutidos destacaram-se: a recomposição do Cedrus; a apresentação de estruturação das Câmaras Técnicas; e a revisão e aprovação do Regimento Interno. Durante a abertura do evento, o secretário Eduardo Lopes fez um breve discurso e falou da importância do encontro para o Estado do Rio de Janeiro. “Hoje é um dia muito importante para aqueles que estão firmemente engajados com o desenvolvimento rural sustentável em nosso estado. Quero aqui externar meu compromisso pessoal à frente da Seappa em relação à restauração do desenvolvimento do setor rural por meio do Cedrus”, afirmou.

Ele destacou a atuação dos municípios dentro da estratégia do desenvolvimento econômico, objetivo que a população fluminense espera ver efetivamente concretizado. “Este conselho, mais do que nunca, merece nosso respeito e suporte, a fim de executar as atribuições com êxito, do jeito que o povo fluminense espera ser realizado. Não podemos deixar de destacar a relevância da ação dos municípios para este objetivo. Afinal, é neles, em particular, nos interiores, que vemos os resultados na agricultura, pecuária e pesca, que tanto contribuem para a riqueza do Rio de Janeiro e dos nossos produtores”, disse o secretário.

Para Felipe Cáceres, a Secretaria de Agricultura se encontra absolutamente alinhada na promoção do desenvolvimento rural fluminense. “Não há desenvolvimento econômico no estado sem passar pelo rural. É com grande satisfação que entregamos este grupo de trabalho dando apoio institucional e discutindo questões relacionadas ao agronegócio para a busca de novos caminhos que permitam um crescimento relevante de nossa economia”, relatou.

Durante o encontro do Cedrus, avaliou-se o andamento dos projetos em pauta, tanto da gestão anterior quanto da atual, que venha, na prática, a favorecer os agricultores familiares, produtores, pescadores artesanais, os programas que a Secretaria, com as suas empresas vinculadas, vem propagando pelos municípios, como o Pronaf, as linhas de créditos apoiadas pelo Banco do Brasil, e os programas Estradas da Produção e Rio Rural.

Segundo o subsecretário adjunto de Agricultura Familiar, Adriano Lopes, o Cedrus funciona no âmbito da Secretaria de Estado de Agricultura e possui caráter deliberativo, na qual passarão na nova administração e as discussões em relação às principais temáticas de desenvolvimento do agronegócio.

“Haverá câmaras setoriais montadas com participações de especialistas e equipes técnicas dedicadas, que irão auxiliar a administração pública na formatação e em ordenamentos. Além disso, melhorias de processos e diretrizes irão possibilitar que o desenvolvimento ocorra nas cadeias produtivas de maneira sustentável e sustentada, também, do ponto de vista econômico e social”, ressaltou.

O subsecretário da Seappa, Ramon Neves, lembrou que outros lados também serão vistos sempre com o objetivo de integrar a produção à comercialização, associados à tecnologia de ponta. “O funcionamento do Cedrus tem a finalidade de harmonizar as diretrizes e políticas públicas que se desenvolvem dentro do setor agropecuário de pesquisa; composto 50% por entidades públicas e 50% por entidades da sociedade civil. Esse caráter de integração e harmonia do poder público com a sociedade irá trazer garantias e serenidade para que as políticas sejam tratadas de maneira acertada em conformidade com os anseios de quem desenvolve as atividades, que são os produtores, os pescadores e os agricultores familiares”, disse.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) é integrado por dezenas de entidades representativas de organizações de produtores, agricultores familiares, universidades, instituições bancárias, poder público municipal, estadual e federal, inclusive quilombolas. Reúne-se regularmente durante sessões ordinárias para a análise e a aprovação de projetos e acompanhar as eventuais restruturações regimentais, inclusões e exclusões de membros. O Cedrus assume a responsabilidade de trazer alternativas viáveis para melhorar a economia estadual ao mesmo tempo em que procura promover a geração de mais emprego e renda para o setor do agronegócio no estado do Rio de Janeiro.

Texto e foto: Ascom – Seappa
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.