Eduardo Lopes acolhe reivindicações do prefeito de Natividade

Eduardo Lopes acolhe reivindicações do prefeito de Natividade

Dentre as solicitações, a aquisição de maquinário, em especial motoniveladora, para dar celeridade ao recapeamento de cerca de 500 km de estradas

Rio de Janeiro (RJ) – O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB), recebeu, na segunda-feira (4), a visita do prefeito de Natividade, Severiano Resende, do secretário de Administração da cidade, Pedro César, e do presidente da Câmara Municipal, Eriques Lopes.

Eles reivindicaram apoio da Seappa e da Emater-Rio para a aquisição de maquinário, em especial motoniveladora, para dar celeridade ao recapeamento de cerca de 500 km de estradas. Os agricultores familiares também sofrem com a seca que vem destruindo hortaliças e matando a pecuária local. O município foi considerado pelo estado como região de calamidade devido à seca, mas a prefeitura espera que Natividade seja homologada pelo Estado e a União como região semiárida, que já causou prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão.

Para Eduardo Lopes, a situação é grave e precisa de urgência no atendimento: “A prioridade da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, junto com a Emater-Rio, é buscar o reconhecimento do Noroeste Fluminense, em particular, a cidade de Natividade, como região semiárida. Já temos os estudos de mais de 20 anos que revelam que a tendência só tem se agravado. Mas tenham certeza de que faremos todo o possível para mudar esta situação cruel em Natividade e melhorar a economia e a vida dos agricultores familiares”, disse.

O prefeito lamentou a situação da cidade. “Temos 550 km de estradas a tratar e por isso é urgente a existência de uma motoniveladora. Há três anos, estamos nesta promessa de resolver o problema, mas nada. As cidades vizinhas são atendidas, mas Natividade acaba sendo esquecida”, lamenta Severiano Resende.

O secretário de Administração, Pedro César, lembrou que a cidade tem potencial para o desenvolvimento de atividades que podem melhorar a economia e a renda dos produtores rurais: “A economia do município se baseia, basicamente, da agricultura e do turismo religioso, como a festa da padroeira da cidade. A Seappa tem a proposta de desenvolver projetos associando agricultura e turismo rural, e ficamos otimistas com essa outra possibilidade, já que realizamos exposição anual na região”, destacou.

Distante 380 km do município do Rio de Janeiro, Natividade é uma cidade pequena com 387 km², 15 mil habitantes e produção básica de hortaliças, frutas e criação de gado. Há ainda a possibilidade de utilização de áreas em que podem ser praticadas a piscicultura por meio de tanques-redes a ser feitos próximos ao rio que banha a região.

Texto e foto: Ascom – Seappa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.