Delegação cearense participa da abertura dos Jogos da Juventude em Brasília

Secretário do Esporte do Ceará, Euler Barbosa, enfatiza a importância da participação dos jovens cearense nos jogos

Publicado em 17/11/2017 - 00:00

Delegação cearense participa da abertura dos Jogos da Juventude em Brasília
Secretário do Esporte do Ceará, Euler Barbosa, enfatiza a importância da participação dos jovens cearense nos jogos

Fortaleza (CE) – Os Jogos Escolares da Juventude 2017 em Brasília estão abertos oficialmente. A Cerimônia de Abertura realizada na noite desta quinta-feira (16) emocionou os jovens alunos-atletas, da categoria 15-17 anos de todos os estados do Brasil, que compareceram ao Ginásio Nilson Nelson, na capital federal.

O evento começou com duas apresentações especiais de danças. A primeira demonstração foi realizada pela Academia de Dança Bailacci. O grupo Tribo Companhia de Dança em parceria com o Instituto Juliana Castro apresentou trechos do espetáculo Stam, com passos de dança de rua e dançarinos de diversas idades.

“Agradeço a presença de todos, principalmente de vocês, jovens atletas. Com a experiência que eu tenho no meio esportivo, esse evento não deve nada aos principais campeonatos internacionais. São números grandiosos: mais de 4 mil atletas representando 1.300 escolas brasileiras. São 27 estados presentes. Tenho certeza que verei alguns de vocês nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e em Paris 2024 verei muito mais”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A delegação cearense composta por 180 estudantes, na fase individual, vivenciou esse momento tão aguardado para representarem o estado.

Delegação cearense participa da abertura dos Jogos da Juventude em BrasíliaO secretário do Esporte do Ceará, Euler Barbosa (PRB), enfatizou a importância da participação dos jovens cearense nos jogos. “O certame estudantil é de total relevância para o desenvolvimento do desporto no Brasil. Além de incentivar a prática esportiva entre os alunos-atletas, os Jogos Escolares revelam diversos talentos. Tenho a confiança que o Ceará está bem representado para conquistar muitas medalhas durante as competições”, afirma.

Na sequência do evento, os atletas participantes dos Jogos Escolares iniciaram o tradicional desfile das delegações e bandeiras dos 27 Estados brasileiros. E ao som do grupo Patubatê, o Hino Nacional foi executado.

Um momento ímpar da solenidade foi marcado pelos juramentos dos atletas e árbitros. O primeiro foi feito pela jovem Ana Luiza Pereira França, que participou de quatro edições dos Jogos Escolares e conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na luta olímpica. Já o juramento do árbitro foi realizado por Florenilson Itacaramby de Almeida, que tem 15 anos de experiência como árbitro do atletismo e vários eventos nacionais e internacionais no currículo.

Após os juramentos, os alunos-atletas presenciaram o grande momento da noite: o revezamento da tocha. De mão em mão, 10 atletas da elite do esporte nacional receberam o cobiçado artefato. Por fim, a medalhista de prata no Mundial de Judô de 2013 e bronze em 2017, a brasiliense Érika Miranda teve a honra de acender a pira da maior competição escolar do país.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley; o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte e campeão olímpico no judô, Rogério Sampaio; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, entre outros.

Jogos Escolares da Juventude

Considerado o maior celeiro de atletas olímpicos do país, onde revela novos talentos para o esporte brasileiro a cada edição, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.

Texto: Ascom – Secretaria do Esporte do Ceará
Foto: Felipe Vasconcelos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend