César Halum acompanha colheita do milho safrinha em Pedro Afonso (TO)

César Halum acompanha colheita do milho safrinha em Pedro Afonso (TO)

Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins acompanhou parte da colheita do milho safrinha, na fazenda Júlio Maria

Pedro Afonso (TO) – Ao cumprir agenda em Pedro Afonso na quarta-feira (3), o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum (PRB), com o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Fernando Garcia, acompanhou parte da colheita do milho safrinha, na fazenda Júlio Maria, se reuniu com diretores e conselheiros da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e visitou as Unidades Armazenadoras de grãos da cooperativa.

Propriedade de Alberto Mazzola, vice-presidente da Coapa, a fazenda Júlio Maria está no final da colheita do milho safrinha, que já aponta bons sinais este ano. Numa área plantada de 200 hectares, o produtor colheu em média 1,4 mil toneladas, cerca de 120 sacas por hectare, uma produção superior da safra passada, quando foram 90 sacas por hectare. O milho tipo exportação, abastece os mercado interno e externo. Para recepcionar os grãos da região, a Coapa dispõe as Unidades Armazenadoras I e II da com capacidade estática de 60 mil toneladas e 16 mil toneladas de grãos, respectivamente.

Reunião

Ao defender a inclusão de atividades econômicas geradoras de emprego e renda, como a ovinocultura e a suinocultura, dentro de um projeto de desenvolvimento estratégico, Halum destacou a produção do milho safrinha no Tocantins. “Temos que aumentar a área plantada todos os anos e o Governo está atento. Todas as medidas que o governador Mauro Carlesse está tomando na área tributária beneficiam os produtores. A isenção do ICMS do milho no mercado interno, é exemplo que o governo é parceiro”, enfatizou.

O presidente da Coapa, Ricardo Kloury, também acredita no projeto estratégico. “A agroindustrialização não vai se consolidar no estado sem o aumento da produção de milho. A vinda do secretário aqui, pode ser um pontapé para a criação de políticas públicas de incentivo à produção do milho safrinha”, afirmou.

Coapa

Após contabilizar os resultados da safra de soja 2018/2019, a Coapa, uma das responsáveis pelo crescimento das exportações de grãos no Tocantins, registrou o recebimento de 109,6 mil toneladas de soja em suas unidades armazenadoras. Agora, os produtores da região apostam na safrinha com destaque para o cultivo do milho.

Texto e foto: Ascom – Seagro/TO

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.