Brasília comemora Dia Mundial de Combate à Osteoporose

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose002

Ricardo Quirino apoia movimento que informa população idosa dos cuidados com a saúde dos ossos

Brasília (DF) – Com o slogan “Ame seus ossos”, cerca de 700 idosos compareceram ao Ginásio Nilson Nelson para comemorar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, em Brasília. O Secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), aprovou a iniciativa de levar informações à sociedade de como combater a doença e de nutrição. Diversas atrações foram realizadas como Dança Sênior, Tai Chi Chuan e Capoterapia, por exemplo. O encontro foi organizado pela Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde, no último sábado (20).

“O idoso é prioridade para nós. Trabalhamos para que o idoso tenha uma melhor qualidade de vida e se sinta valorizado”, reforça Quirino. No evento, várias pessoas puderam compartilhar experiências. A participante Rita Clara Sampaio Souza, 56 anos, descobriu que tinha a doença há seis meses. Segundo ela, foi o exame de densitometria óssea que permitiu avaliar o estágio da doença para dar início ao tratamento. “Faço uma dieta rica em cálcio, me alimento de bastante verdura e legumes, consumo carne branca e evito carne vermelha. O médico me pediu pra não consumir cafeína e nem refrigerante do tipo cola”, compartilha Rita.

24_10_12_destaque01_df_brasilia_comemora_dia_mundial_osteoporose003De acordo com a coordenadora do Programa de Prevenção à Osteoporose da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dra. Helenice Gonçalves, a osteoporose deve ser prevenida com mais antecedência, pois se trata de uma doença crônica causada pela diminuição de cálcio nos ossos, tornando-os enfraquecidos e predispostos a fraturas.

“A prevenção à doença deve ser iniciada ainda na infância. Nessa fase, a pessoa ganha estatura, fortifica o esqueleto e adquire massa óssea necessária”, explica. Segundo ela, a ocorrência é maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. “Por isso, é importante que a pessoa pratique pelo menos atividade física quatro vezes por semana, evite consumir café em excesso, consuma bastante alimento rico em cálcio e se exponha ao sol pelo menos 10 minutos por dia”, finaliza a coordenadora.

Fonte e fotos: Ascom – SEI/DF
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!