William Brigido fiscaliza barragem de Serro Azul em Pernambuco

Segundo o republicano, o maior problema da barragem de Serro Azul, localizada no município de Palmares (PE), é que não existe um plano emergencial de evacuação

Publicado em 17/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 13:13

Recife (PE) – A Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco está a todo vapor. Na segunda-feira (15), os dez parlamentares da Comissão estiveram em Serro Azul, reservatório está localizado no município de Palmares, Mata Sul do estado e que tem capacidade para 303 milhões de metros cúbicos.

Segundo o deputado estadual William Brigido (PRB-PE), membro do colegiado, o maior problema da barragem de Serro Azul é que não existe um plano emergencial de evacuação. “Imagina se essa barragem sangrar, qual a será a situações dos moradores da vila, que vivem embaixo da Barragem?”, alertou o republicano.

Para o parlamentar, é preciso que o governo de Pernambuco apresente um plano, que deve ter alerta sonoro, sinalização visual e todos as informações à população em caso de vazamento. “A Comissão defende que todas as barragens de Pernambuco precisam de um protocolo emergencial. Estamos visitando os principais reservatórios do estado para evitar tragédias como a de Brumadinho, em Minas Gerais. É impressionante como não se tem, em alguns casos, de quem cobrar legalmente pela manutenção, Compesa, Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) precisam regulamentar essa situação”, disse William Brigido.

Jucazinho e Lagoa do Carro

No início do mês, o colegiado esteve no reservatório de Jucazinho, no município de Surubim, Agreste Setentrional, e na Barragem de Lagoa do Carro, na Mata Norte. Os deputados planejam visitar ainda reservatórios nas demais regiões do estado para a elaboração do relatório final que vai dar origem ao projeto de lei com normas de segurança para o funcionamento e a manutenção das barragens.

“No final das fiscalizações, vamos elaborar um relatório final que vai dar origem ao projeto de lei com normas de segurança para o funcionamento e a manutenção das barragens”, concluiu o deputado do PRB.

Texto: Carlos Gambôa / Ascom – deputado estadual William Brigido
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: José Fernando

Reportar Erro
Send this to a friend