William Brigido assume luta de pacientes sem medicamentos em PE

“A situação é tão grave que estudo a possibilidade de pedir a instalação de uma CPI sobre o tema”, ressalta o deputado do PRB

Publicado em 17/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 12:35

Recife (PE) – Mesmo sem o apoio dos parlamentares governistas, maioria na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e com muita resistência dos apoiadores do governador Paulo Câmara, o deputado estadual William Brigido (PRB-PE) conseguiu convocar, realizar e coordenar a audiência pública sobre o grave quadro de desabastecimento de remédios no estado. “A situação é tão grave que estudo a possibilidade de pedir a instalação de uma CPI sobre o tema”, ressalta o republicano.

A audiência foi realizada no âmbito da Comissão de Cidadania, na última quarta-feira (15) e lotou o plenário da Alepe. Os pacientes trouxeram cartazes com pedido de socorro e tiveram oportunidade de relatar o drama que estão passando sem os remédios essenciais. Eles contaram que alguns remédios estão fora de disponibilidade há mais de um ano. Os participantes também criticaram a ausência de representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES) no encontro. O Tribunal de Contas do Estado disse que está com uma auditoria aberta para investigar o desabastecimento.

Os parlamentares apresentaram um levantamento feito no Portal da Transparência e disseram que o governador reduziu em R$ 15,7 milhões, o orçamento destinado a compra de remédios. Representantes do Ministério Público do Estado e da União, da Defensoria Pública da União, do Ministério da Saúde e do Sindicato das Farmácias estiverem presentes.

William Brigido encerrou a audiência dizendo que havia entrado na luta dos pacientes e que só vai parar quando o abastecimento estiver regularizado no estado.

Texto: Carlos Gambôa / Ascom – deputado estadual William Brigido
Foto: José Fernando

Reportar Erro
Send this to a friend