Vitor Paulo comenta regulamentação de cotas sociais para alunos de escola pública

Republicano elogia iniciativa que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades

Publicado em 19/10/2012 - 00:00

Vitor Paulo comenta regulamentação de cotas sociais para alunos de escola pública
Republicano elogia iniciativa que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades

Brasília (DF) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ) subiu à tribuna para elogiar a regulamentação da lei de cotas, publicada pelo governo federal na segunda-feira (15), que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para estudantes do ensino médio de escolas públicas.

O parlamentar republicano avalia que a implantação das cotas trará mais oportunidades aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com um curso de graduação, bem como, aqueles que acabaram de concluir o ensino médio. “A iniciativa é de grande importância para nossa sociedade e acima de tudo, visa a corrigir uma desigualdade social histórica em nosso país”, declarou.

De acordo com a nova regra, será garantida a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente no ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

O total de vagas reservadas às cotas será dividida da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. O critério de seleção será aplicado de acordo com o resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a lei, 12,5% das vagas de cada curso e turno já deverão ser reservadas aos cotistas nos processos seletivos para ingressantes em 2013.

Texto: Laize Andrade – Comunicação Nacional do PRB
Foto: Daigo Oliva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend