Violência contra jovens negros é tema do discurso de Ossesio Silva

História de vida do republicano se identifica com o tema do pronunciamento.

Publicado em 6/3/2015 - 00:00

Violência contra jovens negros é tema do discurso de Ossesio Silva
História de vida do republicano se identifica com o tema do pronunciamento

Recife (PE) – A violência contra a juventude negra foi o tema do primeiro discurso do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), nesta Legislatura. O parlamentar destacou que Pernambuco teve a segunda pior colocação no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade 2014, estando apenas atrás do Estado da Paraíba. Segundo o estudo, encomendado pela Unesco e pela Secretaria-Geral da Presidência ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro pernambucano ser assassinado é 11,5 vezes maior do que a de um jovem branco no mesmo Estado. Nacionalmente, esse risco é 2,5 vezes maior para os jovens negros.

“O que mais me deixa preocupado é que, apesar do esforço do Governo Federal, por meio das ações da Secretaria da Igualdade Racial, dos trabalhos realizados por órgãos, conselhos e movimentos, ainda temos esses números preocupantes”, lamenta.

ossesio-silva-jovens-negros-violência-foto-alepe-02O parlamentar disse, ainda, que a sua história de vida se identifica bastante com o tema do pronunciamento. “Já não basta a violência moral? O desprezo, a discriminação, a intolerância? Só quem é negro sabe o que significa ser ignorado apenas pela cor da pele. Estamos no século XXI, mas o genocídio continua”, discursa o parlamentar, que sugeriu à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

Os deputados Adalto Santos (PSB), Cleiton Collins (PP), Zé Maurício (PP), Teresa Leitão (PT), Vinícius Labanca (PSB), Edilson Silva (PSOL), Sílvio Costa Filho (PTB), Priscila Krause (DEM) e Antônio Moraes (PSDB) apartearam o discurso de estreia de Ossesio Silva. Santos declarou que “fica muito feliz com o reforço de Ossesio à bancada evangélica”. Collins também disse “ter certeza de que o parlamentar será a voz do povo na Assembleia Legislativa”. Zé Maurício observou que o deputado “vai enriquecer muito os debates na Casa Joaquim Nabuco”. Teresa Leitão sugeriu que “o Governo do Estado realize um convênio com a União, no âmbito do Programa Juventude Viva, da Secretaria Nacional da Juventude”. Labanca considerou muito importante “a presença de um defensor dos direitos humanos e da família, na Casa”. Edilson Silva ressaltou que “infelizmente, tudo que é relativo à população negra é mais dramático”. Costa Filho lembrou a trajetória de vida de Ossesio. “Foi motorista, office boy e conseguiu construir uma história digna na Igreja Universal”, frisou o petebista. Priscila Krause elogiou “a forma como o deputado se coloca, conquistando o respeito e a credibilidade dos demais integrantes da Alepe”. Moraes declarou “ter certeza de que o parlamentar defenderá os interesses da população negra”.

Fonte e fotos: Ascom – Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend