Vinicius Carvalho reúne embaixadores dos Países da América Central

Na pauta a instalação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países da América Central, do qual será presidente

Publicado em 1/9/2017 - 00:00

Vinicius Carvalho reúne embaixadores dos Países da América Central
Vinicius Carvalho deu as boas-vindas aos parlamentares e aos corpos diplomáticos das Embaixadas dos Países da América Central

Brasília (DF) – O deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP) promoveu reunião na presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), na manhã de quarta-feira (30), para tratar da instalação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países da América Central, do qual será presidente. O encontro contou com a participação da presidente da CREDN, deputada Bruna Furlan, de parlamentares de vários partidos e dos embaixadores Julio Armando Martini (Guatemala), Jairo Valverde (Costa Rica), Diana Hernandez (El Salvador), Lorena Martínez (Nicarágua) e Edwin Cárdenas (Panamá).

Vinicius Carvalho deu as boas-vindas aos parlamentares e aos corpos diplomáticos das Embaixadas dos Países da América Central e elogiou a condução da deputada Bruna à frente da comissão. “Tenho acompanhado com admiração o dinamismo e a proatividade da deputada Bruna Furlan para resolver com celeridade as questões da CREDN. Tenho a certeza de que esse Grupo Parlamentar de Amizade poderá contribuir ainda mais para acelerar a discussão de assuntos de interesses dos sete países que compõem a América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá”, adiantou o deputado republicano.

O embaixador da Guatemala, Julio Armando Martini, disse que a criação desse grupo é bastante esperada. “Comecei o meu trabalho no Brasil há cinco anos e, desde então, temos alimentado o desejo de estreitar nossas relações. Respeitamos muito o Parlamento como a representação legítima do povo. Estamos muito contentes que esse momento tenha chegado”, observou.

A embaixadora de El Salvador, Diana Hernandez, considerou o encontro extremamente positivo. “O Brasil e a região da América Central tem relações históricas de cooperação e solidariedade. A instalação desse grupo é a primeira iniciativa para definir uma agenda de trabalho que fortalecerá e aprofundará as dinâmicas do comércio entre o Brasil e os países da América Central”, afirmou.

O embaixador de Costa Rica, Jairo Valverde, destacou a importância das relações diplomáticas com o Brasil. “A economia brasileira é a maior da América Latina e do MERCOSUL, além de ser um importante membro dos Brics. Temos grande interesse em exportar para ao Brasil. A Costa Rica é um lugar muito bom para investidores brasileiros. Temos tratados comerciais com os EUA, Europa, Coreia do Sul, Cingapura e China. Podemos ter uma experiência muito boa com o Brasil também”, ressaltou.

A embaixadora de Nicarágua, Lorena Martínez, acrescentou que a criação desse grupo tornará mais ágil os assuntos bilaterais entre o Brasil e Nicarágua. “Esse grupo pode ajudar tanto de maneira regional quanto bilateral. Estamos muito entusiasmados e cumprimentamos o deputado Vinicius Carvalho pela iniciativa de criação desse importante Grupo de Amizade”, finalizou.

Também estiveram presentes ao evento o ministro da Embaixada de Honduras, Adan Suazo Morazán e o embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend