Vinicius Carvalho quer incluir homens vítimas de violência doméstica na Lei Maria da Penha

Parlamentar destaca que a alteração na lei pretende corrigir um problema social silencioso: a violência doméstica exercida contra o homem.

Publicado em 13/11/2015 - 00:00

Vinicius Carvalho quer incluir homens vítimas de violência doméstica na Lei Maria da Penha
Vinicius Carvalho destaca que a alteração na lei pretende corrigir um problema social silencioso: a violência doméstica exercida contra o homem.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 2.030/2015, que altera a lei conhecida como Maria da Penha, para incluir homens que, comprovadamente, sofrem violência doméstica. Segundo o parlamentar, a alteração na lei pretende corrigir um problema social silencioso: a violência doméstica exercida contra o homem.

Dentre os argumentos descritos na justificativa do projeto, Carvalho cita um recente caso envolvendo o juiz titular do Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá, Mario Roberto Kono de Oliveira, que determinou a aplicação de medidas protetivas de urgência, em favor de um homem que vinha sofrendo constantes ameaças da ex-companheira após o termino do relacionamento.

“É temeroso supor que a fraqueza do ser humano está baseada somente no gênero. Deve-se analisar, em casos de violência doméstica, qual é o integrante que se encontra em estado de vulnerabilidade, ou seja, quem está exposto seja à violência física, psicológica, patrimonial ou assédio moral”, exemplificou.

Aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional em 2006, a Lei Maria da Penha foi considerada a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica. “Após quase 10 anos de sua aprovação, esta lei já salvou a vida de incontáveis mulheres, entretanto, com o passar do tempo a sociedade sofre mudanças de comportamentos, hábitos e convenções. Portanto, assim como as demais leis, ela está sujeita à aprimoramento”, argumentou.

 

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Roberto Ribeiro / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend