Vinicius Carvalho quer corrigir disparidade na aplicação de multas de trânsito

Vinicius Carvalho quer corrigir disparidade na aplicação de multas de trânsito

Comissão da Câmara aprovou o Projeto de Lei 3665/2015, de autoria do republicano, que corrige uma falha na aplicação das penalidades do CTB quando a velocidade for superior a 20% da máxima permitida

Brasília (DF) – A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3665/2015, de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP). A matéria pretende corrigir uma falha na aplicação das penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quando a velocidade for superior a 20% da máxima permitida. “A atual sistemática não é justa”, disse o parlamentar.

Vinicius cita o exemplo no qual um condutor ultrapassa a velocidade máxima de 60 km/h. Se a velocidade medida for de 61 km/h ou 72 km/h a penalidade é a mesma – R$ 85,13 e quatro pontos na carteira -, mesmo sendo velocidades, consideravelmente, distintas. Para o deputado, a legislação é omissa em relação a vários aspectos que influenciam a precisão dos radares. “Por um lado, os velocímetros da maioria dos veículos são analógicos, tornando difícil a leitura da velocidade exata. Por outro lado, os avanços tecnológicos dos veículos, que trouxeram conforto, baixos ruídos, estabilidade, entre outros, fazem com que o condutor tenha menos noção quanto à velocidade”.

De acordo com a proposta, haverá um critério mais razoável para aplicação da infração que será cobrada somente se o condutor ultrapassar em 10% a velocidade regulamentar, descontada a margem de erro. O projeto também propõe que se o condutor tiver ultrapassado menos de 10% da velocidade regulamentar, fica a critério da autoridade de trânsito dar uma advertência, deixando a aplicação de multa e a pontuação para infrações mais graves.

O texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.