Viabilidade de carreira única é debatida por policiais civis, militares e bombeiros no PA

Viabilidade de carreira única é debatida por policiais civis, militares e bombeiros no PA

Audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) por iniciativa do deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA) 

Belém (PA) – O líder do PRB na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado estadual Fábio Freitas (PRB-PA) realizou na terça-feira (30/04), uma audiência pública para debater a viabilidade de carreira única para policiais civis, militares e bombeiros do Estado do Pará.

“Estamos aqui para ouvir a todos, queremos um diálogo para a construção e aqui digo que minha preocupação não é se você é PM, civil ou bombeiro. Você é agente da segurança pública e a minha preocupação é ajudar, é cuidar das pessoas. Essa audiência é para contribuir para a segurança pública do nosso estado”, disse o republicano na abertura do evento.

A proposta é unificar os quadros das polícias e bombeiros militares do estado. O número de vagas para promoção seria, no caso, substituído por progressão funcional. Por exemplo, o plano de carreira unificado começa com o posto de soldado e se encerra no cargo de coronel. Já para a Polícia Civil, a alteração seria na nomenclatura dos cargos de escrivão e investigador para “oficial de Polícia Civil”, de acordo com o investigador Cláudio Costa, que fez uma apresentação da proposta no evento.

Vereador e vice-presidente do Sindpol, Pablo Farah enfatizou que não se pretende tirar direitos de nenhuma categoria, mas buscar uma mudança para promover melhorias. “Estou vereador, sou policial. Essa discussão não é para desconstruir categorias ou comandos, mas precisamos de lei para mudar. E o deputado Fábio está de parabéns por levantar este debate. Essa Casa é a única que está debatendo este assunto. Por isso, conte comigo para juntos levarmos esta proposta para a nossa bancada federal”, afirmou.

O tenente-coronel PM, Ricardo André, pontuou que as carreiras de policiais e bombeiros militares são organizadas pelo decreto -lei federal 667 de 1969. “Pela definição, o oficial é preparado para a gestão e os praças para o policiamento ostensivo e o acesso a essas carreiras se dá por meio de concurso público. Ou seja, para se obter a carreira única haveria a necessidade de uma lei federal”, ressaltou.

Para o tenente-coronel BM, Elias Rocha, o debate é de suma importância. “Concordo com o tenente-coronel da PM, pois estamos amparados pela mesma lei. Entretanto, vejo que esta discussão é oportuna. Essa proposta precisa de debate e nós não podemos perder para a vaidade, a população deve estar acima de tudo. Fico feliz de saber que o deputado Fábio fez requerimento solicitando concurso para o Corpo de Bombeiros”, enfatizou.

Na oportunidade, o presidente do Sindpol, José Pimentel, entregou ao deputado Fábio Freitas a proposta elaborada da carreira única para análise. “Nossa expectativa é a conscientização da sociedade sobre essa necessidade tão urgente”, argumentou. A proposta da carreira única para policiais e bombeiros é uma discussão a nível nacional. Durante a audiência pública, Fábio Freitas destacou vários de seus projetos, protocolados na Casa, que têm o objetivo de contemplar estas categorias.

Texto: Paula Portilho / Ascom – deputado estadual Fábio Freitas
Foto: Erivan Damasceno

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.