Tia Ju vai presidir Frente Parlamentar Pró-infância, Adolescência e Adoção

Tia Ju vai presidir Frente Parlamentar Pró-infância, Adolescência e Adoção

“É imprescindível estabelecer um diálogo constante e permanente com o governo, cobrando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, disse a republicana

Rio de Janeiro (RJ) – A Frente Parlamentar Pró-infância, Adolescência e Adoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi instalada nesta segunda-feira (25), em uma reunião com autoridades jurídicas e representantes da sociedade civil ligados à área. O grupo será presidido pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ).

Entre as atividades da Frente, estão o acompanhamento de políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes e a adoção; a proposição de projetos de lei; a promoção de debates e seminários, e o monitoramento de ampliação de recursos do Executivo. “É imprescindível estabelecer um diálogo constante e permanente com o governo, cobrando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e trabalhando a questão dos fundos destinados ao setor”, declarou a republicana. Também participaram do encontro os deputados Dr. Deodalto (DEM) e Rosane Félix (PSD), que compõem a Frente.

Projeto de Lei

Na ocasião foi apresentado um quadro das ações no estado, além de demandas da área. Representando o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Rio (MPRJ), o promotor Rodrigo Medina explicou que há um trabalho conjunto com a Defensoria Pública e outras entidades com base nas determinações na Lei Federal 13.431/17, que tipifica a violência física e psicológica em crianças e jovens, e pediu alterações na Lei estadual 8.008/18. O texto criou o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro e determina que crianças do sexo feminino que tenham sido violentadas sejam atendidas obrigatoriamente por uma perita mulher. “A intenção do Legislativo foi a melhor, mas temos um problema prático, que é a escassez dessas profissionais no estado, principalmente no interior. Isso está impedindo a realização do exame de perícia, que é essencial para casos como esses”, disse.

Em resposta, a deputada Tia Ju anunciou que irá protocolar nesta terça-feira (26), na Mesa Diretora, um projeto de lei que altera o programa, determinando que o atendimento seja feito “preferencialmente” por uma mulher. Além deste, a republicana declarou que outros dois projetos serão apresentados referentes à área protetiva e à socioeducação.

Adoção

No Brasil, em 2018, houve pouco mais de 2 mil adoções. O número de crianças e jovens que esperam uma família, no entanto, ainda é grande: são aproximadamente 9 mil. Apesar da enorme quantidade de pretendentes cadastrados (mais de 45 mil), somente 15% estão dispostos dispostos a adotar crianças entre 7 e 17 anos, que representam mais de 70% daqueles que estão em abrigos. O mesmo acontece com as crianças com irmãos, que somam 66% dos abrigos, mas só estão entre as possibilidades de adoção de 37% do cadastro. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

O presidente da Associação do Movimento de Adoção do Estado do Rio de Janeiro (Amar), Felipe Fernandes, explicou que ainda é preciso avançar nos processos de adoção e pontuou a diferença entre os prazos estipulados na legislação e o cumprimento dos mesmos na prática. “Há prazos que o tempo processual do Judiciário não consegue atender. Se esses prazos fossem cumpridos, essas crianças e adolescentes já estariam em processo de adoção. Mas com a demora, muitas vezes, eles passam da idade do perfil desejado pelo adotante”, exemplificou.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.