Tia Ju debate exploração sexual de crianças e adolescentes no RJ

Tia Ju debate exploração sexual de crianças e adolescentes no RJ

Rio de Janeiro tem média de dez denúncias de abuso sexual de crianças por dia

 

Rio de Janeiro (RJ) – Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, celebrado no dia 18 de maio, a Comissão da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), realizou uma audiência pública, na quarta-feira (25).

De acordo com o delegada Cristiana Bento, cerca de dez denúncias relacionadas ao abuso sexual infantil chegam à Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) por dia. Dessas, seis são confirmadas e registradas.”Esse número ainda é irrisório quando comparado à quantidade de crianças que sofrem abuso diariamente no Estado”, alertou.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia concentraram mais denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes no primeiro trimestre de 2015. Roraima, Amapá e Tocantins registraram o menor número de caos.

O promotor de justiça de Minas Gerais, Carlos Fortes, explicou que a incidência dos casos é crescente nas regiões Norte e Nordeste, mas que as denúncias nesses estados não são tão frequentes. “O índice de abuso e exploração sempre foi alto, a grande questão é que mais pessoas estão perdendo o medo de denunciar, por isso os casos começam a aparecer”, disse.

Cartilha

Em parceria com a Polícia Civil, a comissão da Alerj lançou em março a cartilha ‘Marianinha, a menina que botou a boca no trombone’, destinada a crianças e adolescentes. “Esse informativo foi pensado de forma lúdica para as crianças que sofrem abusos e não entendem o que está acontecendo. Já distribuímos o material em delegacias, nas ruas e agora vamos entregar nas escolas”, anunciou Tia Ju.

“Síndrome do segredo”

Durante a audiência, foram apresentados casos de abuso sexual infantil ocorridos no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Rondônia e no Amazonas. O promotor Carlos Fortes informou que o sistema tem se tornado mais eficiente no combate a esse tipo de crime, mas ainda encontra dificuldades pelo baixo índice de denúncias.

Segundo a delegada Cristiana Bento, a maioria das crianças abusadas sofrem da chamada “síndrome do segredo”. “A criança se cala, essa é a nossa principal dificuldade na hora de identificar o crime. Já investigamos casos de crianças que sofreram abuso desde 2004, mas que o crime só foi descoberto após investigação policial este ano, sem nunca ter ocorrido uma denúncia da vítima”, disse a delegada.

A titular da DCAV informou que o Estado conta com um Centro de Atendimento ao Adolescente e Criança (CAAC), localizado na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro. O sistema, inaugurado em junho de 2015, conta com um cartório para registrar as ocorrências, uma sala para colher os depoimentos das vítimas e um setor para a realização de exames de corpo de delito.Segundo Cristiana Bento, o centro evita a que a criança repita o relato na delegacia, no IML e perante à justiça, além de dar mais celeridade à apuração dos casos.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!