Tia Ju é eleita vice-presidente da CPI das UPPs no RJ

Nos planos do colegiado está uma auditoria minuciosa no contrato de locação de carros da PM e nas compras dos contêineres onde foram instaladas as unidades policiais

Publicado em 8/3/2018 - 00:00

Tia Ju é eleita vice-presidente da CPI das UPPs no RJ
Nos planos do colegiado está uma auditoria minuciosa no contrato de locação de carros da PM e nas compras dos contêineres onde foram instaladas as unidades policiais

Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) foi eleita, nesta quarta-feira (7), vice-presidente da CPI das UPPs durante a instalação da Comissão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A CPI foi criada com o objetivo de se debruçar sobre a operacionalidade e os resultados das UPPs durante 90 dias, prorrogáveis por mais 60, para concluir os trabalhos. Nos planos do colegiado está uma auditoria minuciosa no contrato de locação de carros da PM e nas compras dos contêineres onde foram instaladas as unidades policiais.

Tia Ju disse que é importante descobrir qual o investimento total feito pelo governo estadual no projeto de implantação e manutenção das Unidades de Polícia Pacificadora. “Grande parte destes investimentos deveriam ter sido destinados a ações de proximidade como a aplicação em projetos sociais voltados para crianças e adolescentes. O que vemos é que ao longo dos últimos dez anos, a Secretaria de Estado de Segurança Pública recebeu um volume imenso de dinheiro para implantar e gerenciar esse projeto e o atual estágio das UPPS é quase falimentar”, disse ela.

A comissão voltará a se reunir nas próximas semanas para apresentar uma pauta de convocações a serem feitas. Os nomes do ex-secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e do ex-governador Sérgio Cabral foram citados como possíveis convocados.

Segundo Tia Ju, o programa contou com apoio da Alerj que destinou recursos para as UPPs e hoje se encontra absolutamente sucateado, com os policiais sem condições de trabalho.

Outra crítica da deputada é que as UPPs estão sofrendo de uma incapacidade de evitar a violência provocada pelos traficantes nas favelas e nos bairros seja evitada.

Para ela, as UPPs não alteram a ação dos bandidos. “É por isso que o programa precisa ser repensado”, avaliou.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend