Tia Ju debate com a direção do Souza Aguiar reabertura do CTI Pediátrico

Tia Ju debate com a direção do Souza Aguiar reabertura do CTI Pediátrico

Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico do Hospital Souza Aguiar está fechado desde fevereiro do ano passado. O principal entrave se dá pela falta de médicos pediátricos, em razão dos baixos salários – cerca de R$ 3 mil.

 

Rio de Janeiro (RJ) – As Comissões de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) visitaram, nesta terça-feira (30), o Hospital Souza Aguiar. O principal assunto norteou sobre a reabertura do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico da unidade, fechado desde fevereiro do ano passado.

A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, destacou que a avaliação foi decepcionante e que falta planejamento. “Estamos aqui para fiscalizar e ajudar o Hospital a voltar a ser referência no atendimento pediátrico. Queremos saber se há algum projeto para reabrir o CTI Pediátrico e tentar agilizar. A população está sofrendo com o fechamento. Tem criança morrendo. Precisamos resolver o problema para amenizar essa situação”, apontou a republicana.

tia-ju-prb-reabertura-do-cti-pediatrico-souza-aguiar-foto-edir-lima-01-07-15-01O diretor Antonio Araújo ressaltou que um dos motivos para o fechamento foi a falta de médicos pediatras que, segundo ele, se deve ao baixo salário, cerca de R$ 3 mil, incluído adicional por trabalho em Centro de Terapia Intensiva. Foi constatado, ainda, a má conservação do CTI, com vazamento, infiltrações e mofo em algumas paredes. Além de não atender milhares de crianças, a Prefeitura do Rio de Janeiro descumpre, desde novembro, determinação do Ministério Público para que restabeleça o atendimento dos leitos.

A comissão parlamentar que visitou o Souza Aguiar vai convidar o diretor do Hospital, o Coordenador das Pediatrias da Rede Municipal de Saúde e o Secretário Municipal, Daniel Soranz, a comparecerem à Comissão de Saúde para prestar esclarecimentos sobre quando o Centro de Terapia Intensiva será reaberto, para onde foi direcionada a demanda pediátrica e sobre o número de óbitos ocorridos no ano anterior ao fechamento da unidade, e de fevereiro de 2014 até a atual data.

Texto e foto: Edir Lima / Ascom – deputada estadual Tia Ju

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!