Tia Ju chama a atenção para o combate à pneumonia

Tia Ju chama atenção para o combate à pneumonia

Republicana alerta para a necessidade de investimentos e tratamento adequado, visto que em muitos casos as pessoas estão expostas a situações sem condições de tratamento digno

Publicado em 14/11/2018 - 00:00

Tia Ju chama atenção para o combate à pneumonia
Republicana alerta para a necessidade de investimentos e tratamento adequado, visto que em muitos casos as pessoas estão expostas a situações sem condições de tratamento digno

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de novembro, data marcada pela luta mundial de combate à pneumonia, a deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) chama atenção dos governantes para a necessidade de investimentos para conter a doença que, segundo ela, é responsável por 18% das mortes de crianças no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,6 milhão de pessoas perdem a vida anualmente, vítimas da infecção.

“O que nos chama a atenção é que 99% dessas mortes se dá nos países em desenvolvimento por conta da precariedade na assistência básica à saúde. É preciso que os governantes fiquem atentos a isso e invistam melhor na atenção básica para combater esta doença”, defende Tia Ju.

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e é provocada pela penetração de um agente infeccioso (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) quando ocorre a troca gasosa. Diferentemente do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Os sintomas da doença são febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de cor amarelada ou esverdeada e prostração (fraqueza).

“De acordo com dados da OMS, a cada 20 segundos morre uma criança de pneumonia no mundo. Infelizmente muitas dessas mortes acontecem por falta de um tratamento adequado, visto que em muitos casos as pessoas estão expostas a situações precárias sem qualquer possibilidade de um tratamento digno”, escreveu Tia Ju em sua rede social.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend