Tia Eron será agraciada com o Troféu Raça Negra 2015 na categoria personalidade política

Republicana é considerada a principal defensora da raça negra na área política.

Publicado em 15/4/2015 - 00:00

Tia Eron será agraciada com o Troféu Raça Negra 2015 na categoria personalidade política
José Vicente: “Tia Eron é a mais importante figura política negra da atualidade”

Brasília (DF) – No dia 15 de novembro deste ano, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) será agraciada com o Troféu Raça Negra 2015, na categoria política, como uma das personalidades que mais contribuíram com iniciativas, ações e realizações que promoveram a ampliação da valorização da raça negra. O prêmio, que está em sua 13ª edição e é considerado o Oscar da comunidade negra, é promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Ong Afrobras.

feafro-zumbi-dos-palmares-tia-eron-foto1-roberto-ribeiro
Tia Eron e José Vicente

Para o reitor da universidade, José Vicente, a luta da republicana em favor dos negros é diária e inclui, dentre outras, a implementação de ações afirmativas que objetivam a efetiva participação do negro nas decisões políticas, o que a credencia naturalmente como a mais importante liderança política negra do país na atualidade. “Ela vem dessa construção da trajetória de ascensão do negro na política. As lideranças que aí estão são as lideranças que deram contribuições expressivas para essa consolidação. Mas nos últimos 10 anos, das novas lideranças que se constituíram em todo o Brasil, ela é a mais expressiva, a mais importante, e a que expressa maior capacidade de tornar viva essa agenda aqui em Brasília”, justificou o reitor nesta terça-feira, 14, em audiência com a deputada Tia Eron.

“Recebo com muita honra essa indicação, que só acrescenta mais responsabilidade nessa luta pela igualdade de direitos e oportunidades dos negros no Brasil”, pontuou Eron.

A primeira edição do Troféu Raça Negra foi em 2000 e marcou as festividades dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Nelson Mandela (1918-2013) foi o grande homenageado in memorian no ano passado, representado por sua viúva, Graça Machel. Neste ano, a premiação acontecerá no dia 15 de novembro, em São Paulo.

Visitas

Apesar de concorrida, a agenda da deputada Tia Eron também abriu espaço para visitas de cortesia nesta terça-feira. A primeira foi a da presidente da Feafro (Feira Internacional Afro-Étnica Negócios e Cultura), Silvana Saraiva. Além de agradecer a presença da deputada no seminário de lançamento da Feafro em março passado, a presidente da instituição deixou novo convite para a participação da Feafro no Expocenter Norte, em São Paulo, no dia 29 de outubro.

feafro-zumbi-dos-palmares-tia-eron-foto3-roberto-ribeiro
A maior bancada de vereadores do PRB é de Pedro Alexandre (BA)

Em seguida, a também presidente estadual do PRB Bahia recebeu uma comitiva de cinco vereadores do PRB do município de Pedro Alexandre (BA), que detém a maior bancada republicana de vereadores em todo o país. Na pauta, as eleições do próximo ano. Eron está em busca de nomes competitivos para triplicar a bancada em todo o estado.

Legenda da foto (da esquerda para a direita): presidente PRB Camaçari (BA), Hélio Santos; os vereadores Augusto Santos, José Cláudio de Oliveira, Edilson Dantas; a deputada Tia Eron; o prefeito de Pedro Alexandre (BA), Salon de Oliveira; e os vereadores José Fernando e Antônio Benigno (Toinho).

Texto: Helen Assumpção / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend