Tia Eron receberá homenagem na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A republicana receberá a Medalha de Mérito Pedro Ernesto em reconhecimento à luta em defesa dos direitos das mulheres nos 18 anos de trajetória na política

Publicado em 17/3/2018 - 00:00

Tia Eron receberá homenagem na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
A republicana receberá a Medalha de Mérito Pedro Ernesto em reconhecimento à luta em defesa dos direitos das mulheres nos 18 anos de trajetória na política

Brasília (DF) – Por iniciativa da vereadora Tânia Bastos (PRB), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro concederá, no próximo dia 23, às 10h, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto à deputada federal licenciada, presidente do PRB Bahia e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Tia Eron (PRB-BA)

“Essa homenagem será feita pelo posicionamento firme, coragem e determinação com que ela tem defendido os direitos das mulheres na vida moderna. A deputada Tia Eron é um símbolo que nos representa muito bem na política”, frisou a vereadora ao defender que “deve ser o papel da mulher porque a gente não pode ter medo de cumprir nossas obrigações e lutar para incluir mais mulheres na política”, disse.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta às pessoas que mais se destacam na sociedade brasileira ou internacional. Na verdade, são duas medalhas, uma presa em uma fita de cores da bandeira da cidade – azul, vermelha e branca, e a outra para ser colocada na lapela do lado direito da pessoa homenageada.

Perfil

Vereadora por quatros mandatos consecutivos em Salvador, Tia Eron chegou à Câmara dos Deputados em 2015, após vencer as eleições para deputada federal com mais de 116 mil votos.

Formada em Direito e com curso de extensão em Desenvolvimento da Primeira Infância (Early Childhood Development) pela Harvard University em Boston-EUA, a republicana recebeu homenagens em todo o país pelos mais de 18 anos de vida pública.

A republicana iniciou a trajetória política com ações sociais desenvolvidas nos bairros pobres da capital baiana. O apelido “Tia Eron” veio por causa do trabalho desenvolvida com crianças na igreja e no programa Sábado Criança na Rádio Bahia.

Em 2005, recebeu a Ordem ao mérito do Ministério da Defesa pelo Comando da Aeronáutica em Recife por serviços prestados em instância nacional. Os esforços da república para a profissionalização das catadoras de rua, baleiros e marisqueiras foi reconhecido em 2012 por meio do Internacional Mulheres distintas (Brazilian Woman in Power) nos Estados Unidos em Hartford – Connecticut.

A luta pela igualdade racial foi reconhecida com o Troféu Raça Negra, considerado o Oscar da comunidade negra, promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Ong Afrobras em São Paulo. Tia Eron também recebeu o Prêmio Congresso em Foco com a 13ª posição entre os 513 deputados federais, como “Parlamentares do Futuro”, sendo a única mulher negra na lista.

Texto e fotos: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend