Tia Eron recebe Prêmio Internacional Mulher Negra destaque na América Latina

Tia Eron recebe Prêmio Internacional Mulher Negra destaque na América Latina

A cerimônia será realizada em Bogotá, capital da Colômbia, no dia 20 de maio

Brasília (DF) – Pelo trabalho à frente da luta dos Diretos das Mulheres e Defesa da população negra, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) receberá, no próximo domingo (20), o reconhecimento especial afrocolombiano. A honraria feita pela Presidência da República da Colômbia acontecerá no Teatro Colón, na capital Bogotá.

Tia Eron será homenageada por ter sido a mulher negra mais influente do Brasil e da América Latina no ano de 2016, por seu trabalho social e combate à corrupção. Sendo este mais um reconhecimento internacional que a deputada federal baiana acumula pelo seu desempenho durante os anos de mandato. A parlamentar já recebeu prêmios nos Estados Unidos, México e França.

Esta será a primeira vez que o evento irá acontecer publicamente com as contribuições de indivíduos, organizações e instituições nacionais e internacionais que investiram nas ações afirmativas em benefício dos grupos afros, e que entendem que a verdadeira riqueza consiste em ser uma nação diversa, multiétnica e multicultural.

Na cerimônia, além do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, estarão presentes outras autoridades políticas do país.

Perfil

Primeira vereadora negra de Salvador, Tia Eron teve quatro mandatos consecutivos na capital. Chegou à Câmara dos Deputados em 2015, após vencer as eleições com mais de 116 mil votos tornando-se a primeira deputada federal negra do estado da Bahia e a mulher negra mais votada do Brasil.

Formada em Direito e com curso de extensão em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard em Boston – EUA, a republicana recebeu homenagens em todo o país pelos mais de 18 anos de vida pública.

Tia Eron iniciou a trajetória política com ações sociais desenvolvidas nos bairros pobres da capital baiana. O apelido “Tia Eron” veio por causa do trabalho desenvolvido com crianças e no programa Sábado Criança na Rádio Bahia.

Em 2005, recebeu a Ordem ao mérito do Ministério da Defesa pelo Comando da Aeronáutica em Recife por serviços prestados em instância nacional. Os esforços da republicana para a profissionalização das catadoras de rua, baleiros e marisqueiras foi reconhecido em 2012 por meio do Internacional Mulheres distintas (Brazilian Woman in Power) nos Estados Unidos em Hartford – Connecticut.

A luta pela igualdade racial foi reconhecida com o Troféu Raça Negra, considerado o Oscar da comunidade negra, promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Ong Afrobras em São Paulo. Tia Eron também recebeu o Prêmio Congresso em Foco com a 13ª posição entre os 513 deputados federais, como “Parlamentares do Futuro”, sendo a única mulher negra na lista.

Texto e foto: Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.