Tia Eron propõe pena de até cinco anos para crime de racismo nas redes sociais e locais públicos

Tia Eron propõe pena de até cinco anos para crime de racismo nas redes sociais e locais públicos

Tia Eron destaca que a atual legislação não garante a punição apropriada contra o crime de racismo praticado em locais públicos e que atingem a coletividade.

 

Brasília (DF) – Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1749/2015, de autoria da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), que aumenta para até cinco anos a pena para o crime de racismo. A proposta visa tipificar a injúria racial praticada em locais públicos ou privados abertos ao público e nas redes sociais.

“Entendemos que a injúria racial, praticada nesses locais e com essas características, atinge a honra de toda uma coletividade de pessoas que compartilham a mesma cor, raça ou etnia ou procedência nacional”, afirma a republicana.

Tia Eron entende que a legislação atual é incapaz de punir as pessoas que praticam o crime contra a coletividade e só configura como crime as agressões praticadas, diretamente, a pessoa ofendida. Isso porque, a atual pena de reclusão de 1 a 3 anos, se processa somente mediante ação penal privada condicionada à representação da vítima, o que em muitas vezes não ocorre, podendo, ainda, ser substituída por penas alternativas.

A proposta além de aumentar o tempo de reclusão, possibilista a representação judicial pelo Ministério Público, não ficando mais condicionada somente à vítima da agressão. O que existe na legislação em vigor define que o racismo é praticado de forma pessoal, direta, e pontual, sem considerar as agressões públicas e que atingem a coletividade.

De acordo com a deputada do PRB, o número de casos de racismo têm aumentado no Brasil e no mundo do futebol está se tornando uma constante. “Nos estádios, nas ruas ou nas redes sociais estão ultrapassando os limites e tentam desqualificar as pessoas com termos pejorativos”, apontou a republicana.

Texto: Noel Tavares / Ascom – deputada federal Tia Eron
Edição: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro
Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!