Tia Eron elenca conquistas das mulheres e propõe mecanismos para garantir maior participação feminina na política

Tia Eron elenca conquistas das mulheres e propõe mecanismos para garantir maior participação feminina na política

Republicana reafirmou seu compromisso em continuar lutando para garantir a independência do Poder Legislativo, a aprovação da Reforma Política e os direitos dos que vivem em situação de desigualdade.

 

Brasília (DF) – Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) reafirmou seu compromisso em continuar lutando para garantir a independência do Poder Legislativo, a aprovação da Reforma Política e os direitos dos que vivem em situação de desigualdade. A republicana homenageou as mulheres de todo Brasil e, sobretudo, as da Bahia, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

“É motivo de orgulho e de muita responsabilidade representar cada um dos 116 mil e 900 votos que obtive nas urnas. Há 41 dias no exercício do mandato de Deputada Federal, já pude perceber a grandiosidade deste Parlamento, tamanha a quantidade de trabalho e de assuntos aqui debatidos em favor da sociedade brasileira. A experiência política na vereança da cidade de Salvador me mostrou que é preciso uma virtude chamada humildade para ser responsável e tratar eticamente a coisa pública”, declarou.

Tia Eron parabenizou as deputadas Elcione Barbalho, reconduzida à Procuradoria da Mulher e Rosangela Gomes – eleita, por unanimidade, terceira procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher. A republicana agradeceu ao presidente do PRB, Marcos Pereira, por ter o feeling e apostar em seu potencial para representar o partido nas eleições. “Isso muito me alegra, mas também me faz entender o desafio que terei pela frente ao representar o meu partido e o meu Estado nesta Casa de Leis. Nosso presidente tem uma percepção e um feeling impressionante e exemplar, que serve como parâmetro a todos os outros homens”, destacou.

tia-eron-prb-elenca-conquistas-das-mulheres-e-propoe-foto-douglas-gomes-13-03-15-03A deputada disse não compreender como a Câmara dos Deputados ainda não tem uma comissão permanente para tratar das questões raciais. “O Parlamento teve a competência e a habilidade de se debruçar sobre este tema, estabeleceu o Estatuto da Igualdade Racial, que torna crime hediondo toda prática de discriminação, do preconceito, que ainda é extremamente latente no nosso país. Isso muito me preocupa, porque a pauta legislativa sobre este recorte racial está ainda apolítica, está também acéfala”, criticou.

Tia Eron fez referência a projetos de sua autoria que pretende alterar o Regimento Interno da Câmara dos Deputados para tornar obrigatória, na composição da Mesa Diretora, a participação de deputadas, respeitando a representatividade do gênero feminino. Outra proposta altera o Código Eleitoral para, mantendo a proporcionalidade de gênero obtida no processo eleitoral, tornar obrigatória a convocação de uma suplente para preencher a vaga antes ocupada por uma deputada.

tia-eron-prb-elenca-conquistas-das-mulheres-e-propoe-foto-douglas-gomes-13-03-15-02Por fim, Eron lembrou que a superação da violência contra as mulheres é dever dos poderes constituídos e de toda a sociedade. “Este crime, em todas as suas formas, ameaça a democracia, enfraquece a igualdade entre homens e mulheres, favorece a discriminação e compromete a integridade física e psíquica das futuras gerações, provocando um descompasso social. A Bancada feminina da Casa tem trabalhado incansavelmente para minimizar esses problemas que, infelizmente, ainda são enfrentados, silenciosamente, por muitas mulheres do Brasil”, acrescentou.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!