Tia Eron comanda debate sobre licença-paternidade em seminário internacional na Câmara

Tia Eron comanda debate sobre licença-paternidade em seminário internacional na Câmara

“A desigualdade na distribuição das obrigações é o que faz a mulher ficar sobrecarregada”, destacou Tia Eron

 

Brasília (DF) – A deputada republicana Tia Eron (PRB-BA) presidiu audiência pública sobre a “Licença Paternidade como estratégia para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância”, na manhã desta quarta-feira (6), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. O debate fez parte do IV Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, que ocorre de 5 a 7 de julho no Congresso Nacional.

Tia Eron destacou a necessidade de estabelecer uma cultura de divisão de tarefas domésticas na criação dos filhos. “A desigualdade na distribuição das obrigações é o que faz a mulher ficar sobrecarregada. Todas as pesquisas sobre a licença-paternidade são relevantes, pois possibilitará à sociedade organizada realizar mobilizações e defender bandeiras em favor da primeira infância. As pessoas precisam entender que um bebê não é uma página em branco. As crianças absorvem todos os estímulos cerebrais necessários que refletirão para o resto de suas vidas. Precisamos investir tempo e dinheiro para que elas tenham a melhor educação”, destacou a republicana.

Segundo Paula Pereda, pesquisadora da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), o percentual de homens que requerem a licença-paternidade ainda é baixo e a literatura sobre o tema é escassa. “Trata-se de uma política de baixo-custo para o grande benefício que trará para a sociedade no futuro”, observou.

A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Paternidade da Rede Nacional Primeira Infância do Instituto Promundo, a socióloga Milena do Carmo, aposta na equidade de gênero para garantia dos direitos das crianças. “As mulheres realizam de 2 a 2,5 vezes mais trabalho domésticos do que os homens e ainda recebem 24% a menos nos salários”, critica.

A major Denice Santiago, que trabalha na Operação Ronda Maria da Penha, em Salvador, lembrou que o assunto deve ser encarado como uma questão de Segurança Pública. “Nós estamos conseguindo diminuir os crimes de violência contra às mulheres. No meu estado, foram evitados 344 feminicídios. É uma redução significativa a partir da atuação de nosso trabalho de ronda. O vínculo afetivo da criança com o pai na primeira infância pode ajudar a melhorar essa relação familiar e, consequentemente, diminuir os índices de violência doméstica”, disse.

tia-ju-prb-seminario-internacional-licenca-paternidade-foto-douglas-gomes-07-07-16A deputada estadual pelo PRB Rio de Janeiro, Tia Ju, também participou do debate e defendeu a ampliação da licença-paternidade. “O assunto foi bem colocado por todos os profissionais e pesquisadores. Não basta ser pai, é preciso participar do processo. Independentemente de ser o pai biológico ou adotivo, é preciso estar inserido no pré-natal porque essa gestação do coração também traz dores. O pai precisa participar dessa construção junto com a mulher”, comentou.

A audiência pública foi realizada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e Seguridade Social e Família.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!