Squassoni tenta acordo entre ANS, Unimed Guarujá e usuários do plano

Em virtude de problemas econômico-financeiros, a Unimed Guarujá está encerrando suas atividades como operadora de planos de assistência à saúde

Publicado em 23/6/2016 - 00:00

Squassoni tenta acordo entre ANS, Unimed Guarujá e usuários do plano
O deputado federal Marcelo Squassoni recebeu em seu gabinete, o representante do plano de saúde Unimed Guarujá, Nelson Vigna

 

Brasília (DF) – O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (22), o representante do plano de saúde Unimed Guarujá, Nelson Vigna. O médico busca apoio para encaminhar as negociações do Plano junto à Agência Nacional de Saúde (ANS). Em virtude de problemas econômico-financeiros, a Unimed Guarujá está encerrando suas atividades como operadora de planos de assistência à saúde para se transformar em prestadora de serviço médico.

Trata-se de uma exigência ANS, que está determinando a portabilidade dos 16 mil beneficiários a outro plano para poder encerrar as atividades da cooperativa guarujaense. Atualmente, 737 pessoas continuam como clientes da Unimed Guarujá. Vigna explica que “dificilmente esses beneficiários remanescentes conseguirão fazer a portabilidade, pois são pessoas com idade avançada, que não têm interesse de mudar de operadora por motivos de valores de mensalidades e fidelidade ao plano”.

Outro problema enfrentado pela Unimed Guarujá diz respeito à cobrança da Provisão de Eventos Ocorridos e não Avisados (Peona) – montante pago para fazer frente ao pagamento dos eventos que já tenham ocorrido e que não tenham sido registrados contabilmente pela operadora.

Vigna explicou que o cálculo da Peona está sendo feito com a média de valores relativos a operações de 12 meses atrás, bem como dados de receitas e de despesas com prestadores. Ou seja, uma realidade diferente. “Estão levando em conta uma carteira de em média 15 mil beneficiários, quando hoje essa carteira tem 737 beneficiários.

Squassoni se colocou à disposição para auxiliar a Unimed Guarujá nas negociações com a ANS e ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos da cooperativa médica. “Irei trabalhar junto com a Associação dos Médicos para tentar, no mínimo, equacionar o problema e dar uma solução tanto para os clientes quanto os médicos de Guarujá. Ambos merecem todo o nosso respeito”, afirmou o deputado.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend