Squassoni busca apoio para construção do aeroporto de Guarujá

Deputado se reuniu com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Reis Lopes, e o prefeito de Guarujá, Valter Suman, para debater o assunto

Publicado em 1/10/2017 - 00:00

Deputado se reuniu com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Reis Lopes, e o prefeito de Guarujá, Valter Suman, para debater o assunto

Brasília (DF) – Sonho antigo da Baixada Santista, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá começa a sair do papel. A garantia é do secretário nacional da Aviação Civil, Dario Reis Lopes, que na quarta-feira (27) recebeu o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) e o prefeito de Guarujá, Valter Suman, em Brasília. Segundo Lopes, o aeroporto passará a ser prioridade para a Secretaria. Com esse cenário, prefeito e deputado estimam ser possível realizar o primeiro voo na cidade já na temporada 2018/2019.

Para reafirmar o empenho do órgão, Lopes assegurou a liberação de R$ 5 milhões para a construção de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática no Aeroporto de Guarujá, equipamento necessário para a operação de aeronaves.

Com oito de suas nove cidades consideradas de interesse turístico, a Região Metropolitana da Baixada Santista ainda não possui um aeroporto para atender a demanda da região. O aeródromo guarujaense – que dividirá com a Aeronáutica as instalações da Base Aérea de Santos, no Distrito de Vicente Carvalho – é visto, também, como uma opção para uma virtual saturação de aeroportos paulistanos num futuro próximo (Congonhas e Campo de Marte), considerando a distância entre Guarujá e a capital paulista, inferior a 100 quilômetros.

Para Suman, a promessa de instalação da Estação Meteorológica é um passo decisivo para o projeto guarujaense. “É importantíssimo. Até porque se trata de um equipamento de custo elevado, com o qual a municipalidade não poderia arcar”, ressaltou.

Squassoni comemorou o resultado da audiência, frisando que o aeroporto é um pleito de décadas, próximo de se tornar realidade. “Vamos acompanhar de perto todo esse processo, fazendo a conexão direta entre Guarujá e Brasília”, assegurou o deputado.

Agenda

Além da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Squassoni e Suman participaram, na quarta-feira (27), de audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ambos trataram da busca de recursos para a construção de duas creches e a finalização de uma quadra poliesportiva. “A atuação do deputado Marcelo Squassoni, abrindo todas as portas para Guarujá, em todos os Ministérios, tem sido essencial para que os assuntos da cidade prosperem em Brasília”, salientou Suman.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend