Silvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife

Silvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife

Republicano denuncia que o Governo de Pernambuco continua sem um cronograma definido para a entrega das obras de mobilidade prometidas para a Copa de 2014

 

Recife (PE) – Por iniciativa do deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, nesta quinta-feira (02), um debate sobre a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife.

O republicano demonstrou grande preocupação pelo fato de em Pernambuco ainda se discutir obras da Copa enquanto as principais cidades do Brasil já começam a traçar planos para o futuro. Segundo o republicano, o Governo do Estado continua sem um cronograma definido para a entrega das obras de mobilidade prometidas para a Copa do Mundo de 2014. Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste do BRT e o projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe, por exemplo, continuam sem nenhuma definição em relação à data em que estarão disponíveis para a população. “Saímos daqui ainda com a agenda do passado e sem nenhuma agenda para o futuro na questão da mobilidade”, avaliou.

Apesar de se mostrar otimista ao anunciar a retomada da licitação para a construção de três terminais do Projeto de Navegabilidade do Capibaribe (BR-101, Santana e Torre), a secretária-executiva de Articulação Institucional da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, confessou que o Estado trabalha com a perspectiva de concluir, apenas, o trecho entre a BR-101 e o Derby. “Esta última estação ainda vai precisar passar por uma revisão do projSilvio Costa Filho debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recifeeto. O custo estimado para as obras são de R$ 47 milhões, entre a BR-101 e a Torre, e mais R$ 16 milhões para chegar até o Derby”, apontou. Já a continuidade do corredor fluvial até o centro ainda depende da retirada das palafitas nas margens do rio nos Coelhos, revelou a secretária. “Hoje, a relocação dessas famílias depende da construção dos habitacionais Vila Brasil e Sérgio Loreto, sob responsabilidade da Prefeitura do Recife, que apesar de estar diretamente envolvida com o projeto, não enviou representantes para o encontro”, disse.

Sobre o BRT, o secretário-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Leonardo Cabral, destacou que o corredor Leste-Oeste é o mais complicado, com três terminais inconclusos, quatro estações não entregues, além de uma série de intervenções viárias e do Ramal da Copa, que foi abandonado. Sobre a perspectiva de entregar dessas obras, Cabral afirmou que está se fazendo um levantamento do que foi deteriorado e perdido por causa do abandono das obras. “Temos obras nunca executadas, obras inacabadas e obras danificadas. Estamos fazendo todo esse levantamento para poder apresentar um cronograma”, explicou, afirmando que a Secretaria trabalha com a expectativa de lançar a licitação de dois terminais (3ª e 4ª Perimetral) e uma estação até o fim do ano, ficando todo o restante, inclusive o Ramal da Copa, a ser executado a partir do próximo ano.

Ao final do encontro, Silvio questionou o motivo da demora na retomada das obras. Se estariam faltando recursos do Governo Federal, sendo informado que os recursos estão garantidos e que a retomada dos trabalhos dependem, hoje, muito mais da revisão dos projetos. “Há quase dois anos que a Copa acabou e ainda estamos discutindo falhas e a não revisão dos projetos. Um exemplo é a requalificação da área urbana da BR-101, que depois de passar três anos com a Secretaria das Cidades foi transferida para a Secretaria de Transportes para se tentar concluir. É um exemplo da falta de coordenação e planejamento do Estado”, avaliou o republicano.

Texto: Pedro Ivo / Ascom – deputado estadual Silvio Costa Filho
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!