Silvio Costa Filho critica política de segurança do governo de Pernambuco

Deputado destaca que em três anos e meio, já são mais de 12,5 mil homicídios no estado

Publicado em 6/11/2017 - 00:00

Silvio Costa Filho critica política de segurança do governo de Pernambuco
Deputado Silvio Costa Filho destaca que em três anos e meio, já são mais de 12,5 mil homicídios no estado

Recife (PE) – O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), abordou, em sessão no último dia 1º de novembro, a entrevista concedida à emissora CBN Recife pelo sociólogo José Luiz Ratton, um dos idealizadores do Programa Pacto pela Vida. Ao repercutir a informação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de que o estado é o quarto do país com a maior taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o professor da Universidade Federal de Pernambuco fez críticas à política de segurança do governo estadual.

O parlamentar destacou, entre outros pontos, os posicionamentos do especialista sobre a necessidade de reformulação do sistema prisional e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e sobre a falta de efetividade dos programas de prevenção da violência. Também reforçou as ressalvas à “formação policial inadequada para os novos tempos” e ao “retrocesso na transparência dos dados do governo”.

Silvio Costa Filho também sustentou que falta capacidade de liderança ao governador Paulo Câmara, assim como diálogo entre o Poder Executivo e a sociedade civil. O deputado endossou, ainda, a avaliação de que houve mudança de foco do Pacto pela Vida, que, em vez da redução de homicídios, teria passado a priorizar a apreensão das drogas.

“Infelizmente, depois que o governador Paulo Câmara assumiu a gestão estadual, a violência só fez aumentar. Nesses três anos e quatro meses, já são mais de 12,5 mil homicídios. É o governo em que mais pessoas foram assassinadas na história de Pernambuco. Nessa projeção de crescimento, o estado pode chegar a 2020 entre as três unidades da federação mais violentas do Brasil”, concluiu o republicano.

Texto: Alepe
Foto: Jarbas Araújo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend