Silas Câmara propõe debate entre Executivo e Legislativo sobre impasse dos pescadores

silas-camara-prb-promovera-debate-entre-executivo-e-legislativo-sobre-impasse-dos-pescadores-foto-douglas-gomes-30-03-17

Objetivo é debater o Decreto 8.967, de 23 de janeiro de 2017. Republicano alerta que o documento impõe exigências prejudiciais aos pescadores artesanais

Brasília (DF) – Foi aprovado na quarta-feira (29), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cidra), o requerimento (106/2017) do deputado federal Silas Câmara (PRB-AM) para realização de audiência pública sobre o Decreto 8.967, de 23 de janeiro de 2017, do governo federal que está prejudicando a atividade pesqueira.

O parlamentar explica que o documento impõe exigências prejudiciais aos pescadores artesanais e que isso se deu em virtude da falta de diálogo. “ O governo editou o texto da portaria sem consultar entidades representantes do setor ou profissionais. Nem ao menos a opinião da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura foi considerada relevante. Se os representantes do Executivo tivessem tido paciência de nos ouvir, o decreto estaria perfeito”.

Silas Câmara acredita que a audiência pública servirá de abertura para um diálogo a favor da classe. “Mobilizamos toda a comunidade científica da Amazônia para debater o assunto com representantes do governo. Acredito que dessa maneira podemos fazer com que alguns artigos desse decreto sejam anulados ou, ao menos, repensados”.

O republicano também elogiou a mobilização feita pela Confederação Nacional da Pesca, que trouxe de todo o país representantes de colônias de pescadores para evento de dois dias em Brasília, onde foi debatido esse e outros gargalos. “Homens e mulheres que andaram por até dez dias de barco até Manaus para, só então, poderem pegar um avião e estarem presentes neste momento tão importante, em busca de justiça”.

Ao defender a justificativa do requerimento, o deputado fez um apelo: “Mais de 200 mil homens e mulheres que trabalham na pesca artesanal estão sendo prejudicados. Peço que este seja um momento para a Casa reafirmar seu compromisso com o povo”.

Audiência Pública

O debate acontecerá em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS). Foram convidados para a audiência pública o deputado estadual do Amazonas, Dermilson Chagas; o secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson Franklin; – a doutoranda do Programa de Ciência Pesqueira nos Trópicos, Maria Angélica de Almeida; o especialista em Ecologia de Peixes e Pesca Continental ,Carlos Edwar Freitas; e o professor da Universidade Federal do Amazonas, Francimar de Araujo.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.