Sidelvan Nóbrega quer vagão exclusivo para mulheres no metrô de Salvador

Iniciativa tem o objetivo de diminuir assédios e agressões contra as mulheres no transporte público

Publicado em 10/5/2017 - 00:00

Iniciativa tem o objetivo de diminuir assédios e agressões contra as mulheres no transporte público

Salvador (BA) – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia está analisando o Projeto de Indicação nº 21.940/2017, que versa sobre a oferta de vagões para uso exclusivo de mulheres no sistema de transporte metroviário de Salvador. A proposta é de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA). A notícia chegou ao conhecimento do parlamentar na segunda-feira (8).

De acordo com Nóbrega, a iniciativa tem o objetivo de diminuir assédios e agressões contra as mulheres no transporte público. “É um tema aparentemente inofensivo, mas que esconde consequências desastrosas para as vítimas, tais como danos emocionais e psicológicos, gerando constrangimento, baixa autoestima e prejuízos nas relações sociais”, pontuou.

No documento, o autor da proposta polêmica diz ainda que não teve a ideia de “segregar ou passar a falsa sensação de proteção”, mas fomentar a política de respeito e valorização da mulher, indicando ainda cidades onde a oferta de vagões para uso exclusivo de mulheres em cada composição do sistema metroviário já é uma realidade, entre elas Belo Horizonte e Contagem (MG), Distrito Federal e Rio de Janeiro.

O republicano destaca, ainda, que o assédio é um problema de ordem universal e a oferta de vagões femininos em metrôs é uma iniciativa adotada em países como Inglaterra, México, Japão, China, Egito, Indonésia, Irã, Filipinas, Dubai e Malásia.

Texto: Daiane Baruque / Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend